Ações em ambientes on-line e off-line destacam a importância da união entre todos para o fim da violência contra a mulher. Peças digitais e um painel em destaque na região central de Brasília (DF) fazem parte das iniciativas que marcam o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – Laço Branco, celebrado na terça-feira (06/12). A campanha, que convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar pelo Disque 100 ou Ligue 180, é fruto de parceria entre os ministérios da Mulher, da Família, dos Direitos Humanos (MMFDH) e das Comunicações (MCom).
“Mais do que nunca, é fundamental que todos estejam unidos contra as violações de direitos humanos causadas às mulheres brasileiras. Nesse sentido, os homens precisam estar cientes de que esta também é uma luta que afeta a vida deles, pois a violência atinge famílias, caminhos, histórias, comprometendo toda a sociedade”, alerta a ministra do MMFDH, Cristiane Britto.
Nesse sentido, o Governo Federal lembra que a violência doméstica é aquela que mata, agride ou lesa física, psicológica, sexual, moral ou financeiramente a mulher. Pode ser cometida por qualquer pessoa que tenha uma relação familiar ou afetiva com a vítima, ou seja, more na mesma casa ou tenha algum tipo de relacionamento.
Laço branco
A jornada dos ‘21 dias pelo fim da violência contra a mulher’ se encerra no dia 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Antes, o dia 6 de dezembro marca o início da campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher. No Brasil, a data é marcada pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, que institui o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Historicamente, a referida data teve início a partir de um episódio de violência contra mulheres realizado no dia 6 de dezembro de 1989, quando um grupo de homens canadenses decidiu se organizar para declarar que existem homens que cometem violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Lançaram, assim, a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. No primeiro ano da campanha foram distribuídos cerca de 100 mil laços entre os homens canadenses, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentrou um conjunto de ações e de manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência. O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher.
Trabalhando junto a diversos órgãos das Nações Unidas, particularmente o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e em parceria com organizações de mulheres, a Campanha do Laço Branco hoje está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.