Poder Legislativo reconheceu trabalho e ações e ofereceu Diplomas de “Honra ao Mérito” aos representantes da comunidade PCD do município Reunidos para mais uma noite festiva, os vereadores de Pindamonhangaba realizaram nesta terça-feira, dia 06 de dezembro, no plenário do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin” a sessão solene comemorativa ao “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”.
Presidida pelo vereador José Carlos Gomes – Cal, o evento reuniu em sua mesa diretora o vereador e presidente eleito do biênio 2023-2024, vereador Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes – Norbertinho; o Secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado (que representou o Poder Executivo); a Vice- Presidente do Conselho Municipal da PCD de Pindamonhangaba, Andréa Campos Sales Martins; a Gerente das Unidades de Fisioterapia da Secretaria de Saúde da cidade, Rogéria Fátima do Nascimento Braga; a Presidente da Comissão PCD da OAB de Pindamonhangaba, Dra. Andreza Rodrigues Machado de Queiroz e a Oradora Oficial da sessão, Dra. Angélica Cristina Albano de Deus.
Entre os parlamentares, estavam presentes, a vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha, Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela e Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car.
A celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência também recebeu um bom público nas galerias do plenário.
O ato solene foi aberto com a saudação oficial do Presidente da Mesa Diretora e com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba.
Em seguida, a Mesa Diretora concedeu a palavra à Oradora oficial a noite.
“Promover a inclusão” A Dra. Angélica de Deus abriu seu pronunciamento fazendo uma auto- descrição e afirmando que estava ali para “conscientizar e celebrar as conquistas das pessoas com deficiência”.
Para ela, “esta data traz uma importante pauta de conscientização, fortalecendo o pensamento inclusivo em toda a sociedade. Além de promover a inclusão e os direitos humanos, é uma data em que se celebra as conquistas dessas pessoas”.
A oradora oficial observou que “em um mundo onde impera o preconceito e a segregação do que é diferente, ter uma data representativa contribui para a visibilidade e a globalização das ações de combate. As pessoas com deficiência são cidadãs e precisam ser inseridas em diversos cenários como o social, político, econômico e cultural”.
A Dra. Angélica ressaltou que “não possuir uma deficiência não nos impede de defender e lutar pelo direito daquele que precisa do respaldo legal, técnico e social”.
E ela concluiu: “celebrar o Dia Internacional da Pessoal com Deficiência é participar de um movimento de grande relevância para a humanidade. É se mostrar interessado e disposto a não só entender a importância do respeito à igualdade, como praticar diariamente a inclusão de qualquer pessoa com deficiência”.
Homenagens Num dos momentos mais significativos da noite, diversos representantes da comunidade PCD da cidade receberam o respeito, a gratidão e o reconhecimento por todo o trabalho e ações que buscam de
uma sociedade moderna, participativa, fraterna, justa e igualitária para as pessoas com deficiência.
Foram homenageados com Diplomas de “Honra ao Mérito” as seguintes pessoas. Cristino Gilmar do Nascimento, Giovana Pereira dos Santos, Ivonete dos Santos, Lucia Maura Espindola Dantas, Maria Eduarda Vitória Moraes dos Anjos, Sérgio Henrique de Matos Ribeiro e Willian Paulo da Silva.
Encerramento No fechamento da solenidade, o vereador José Carlos Gomes – Cal lembrou a importância da data e as ações que a Câmara de Pindamonhangaba está promovendo para dar acessibilidade às pessoas
com deficiência.
Além das transmissões das sessões em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), o Poder Legislativo já diversos projetos, entre eles, um que prevê a instalação de elevadores para PCDs.
“Agradeço a presença de todos nesta noite importante em que a Câmara de Pindamonhangaba, mais uma vez, enalteceu a comunidade PCD de nossa cidade”, finalizou o vereador Cal.