A Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu um evento em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que é celebrado dia 10 de dezembro. Com isso, dia 8 de dezembro, a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria da Diretoria Regional de Ensino e do Grêmio União – Projeto Luz, Câmara e Ação, realizou o lançamento da exposição dedicada ao tema “Direitos Humanos e uma Mostra de como sermos Humanos Direitos”. A programação segue até dia 15 de dezembro no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, disse que “o objetivo da Prefeitura é atuar em todos os pilares base dos direitos humanos e que para isso o município vai buscar parcerias com as instituições da cidade. Hoje, este evento marca o primeiro ato oficial do município referente aos direitos humanos, pressupondo o acesso às condições elementares para uma vida digna, além de garantir a liberdade de pensamento e de expressão e a igualdade perante a lei, sem distinções e sem preconceito. É um momento histórico para a cidade, pois fica firmado o compromisso da política pública municipal com a dignidade humana”.
O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, ressaltou o evento como “base fundamental para o respeito entre as pessoas e o respeito às diferenças”.
O dirigente regional de ensino, Luis Gustavo Martins, destacou a exposição sobre os direitos humanos desenvolvida pelos alunos. “É um ato que trabalhamos durante todo o ano, no segmento de direitos humanos, respeito à diversidade e combate ao racismo e preconceito”.
A diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, afirmou que “a defesa dos direitos humanos é a segurança da aplicação dos direitos fundamentais de todos os seres, bem como de emprego, de cultura, de liberdade, igualdade, dignidade para todos. São os direitos humanos que detém o poder de regular as condutas em busca do apaziguamento social”.
Houve ainda a posse do Conselho da Juventude, apresentação artística e início da exposição sobre direitos humanos.
Posse do Conselho da Juventude
Foram duas vagas para instituições de atendimento que possuem ações desenvolvidas para os jovens em políticas públicas: Luan Carlos Gazola da Silva Floriano e Luana Santos da Paixão (titulares); duas vagas para entidades de defesa e promoção de direitos com trabalhos para juventude: Pedro Brígido Corrêa e Wágner Eduardo Conceição Souza (titulares); Giovana de Godoy Alves de Oliveira (suplente); três vagas para entidades, associações acadêmicas e grêmios estudantis: Diego Bernardo César Costa, Sabrynny Santos e Guilherme Alves Barbosa (titulares).