Acontece nessa sexta-feira (16), às 19 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, a II Mostra de Artes das Oficinas Culturais de Pindamonhangaba.
A mostra é fruto das 30 oficinas culturais oferecidas pelo Departamento de Cultura que, em 2022, voltaram a ser presenciais. As aulas aconteceram em bibliotecas, escolas, museu e inclusive em unidade ambulatorial: ao todo foram 16 localidades por onde as mais variadas linguagens artísticas como, dança, canto, violão, yoga, artes plásticas e teatro estiveram presentes, tendo uma média de 300 alunos.
“O conhecimento fica muito mais divertido e simples através das oficinas culturais. Elas são capazes de despertar o interesse em diversas áreas de atuação de forma inovadora e prazerosa”, conta o violonista e monitor Leonardo Gonçalves.
Segundo a diretora de Cultura Rebeca Guaragna Guedes, a dinâmica das oficinas culturais contribui para a construção de indivíduos autônomos e proativos. “Sem a intenção de criar grandes artistas, as Oficinas Culturais pretendem ser, antes de tudo, uma alavanca para abrir novos horizontes ao participante, fornecendo-lhe um estímulo à reflexão, à percepção das emoções e à busca do conhecimento, elementos essenciais para uma vivência participativa do ser humano dentro da sociedade, mostrando caminhos, sugerindo ideias e ampliando o campo de visão”, declarou.
A programação do dia 16 conta com apresentação de balé, canto, violão e prática meditativa. Já a exposição de mosaicos, desenhos e pinturas ficará no Museu até 22 de janeiro de 2023.