A Atividade Delegada, realizada por policiais militares, está em operação em Jacareí desde esta quarta-feira (14). De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança & Defesa do Cidadão, os trabalhos se iniciaram em conjunto com a Fiscalização de Posturas, com o objetivo de orientar os ambulantes irregulares na área Central da cidade, além de reforçar o policiamento nesta época de grande movimentação no comércio.
Na avaliação do secretário da pasta, Rafael Júlio, a parceria entre policiais e fiscais de posturas une experiências de ambas funções, para contribuir com o êxito da fiscalização de licenças para funcionamento de estabelecimentos comerciais, comércio ambulante e atendimento a ocorrências de perturbação do sossego.
No 1º dia de funcionamento da Atividade Delegada em Jacareí, foram feitas 18 abordagens nos períodos da manhã e da tarde, com uma apreensão efetuada. O que se notou foi que o número dos supostos infratores reduziu consideravelmente no período da tarde, após as abordagens educativas realizadas no período matutino.
Mais Detalhes
Atualmente 62 policiais militares já passaram por treinamento para desempenhar a Atividade Delegada. “Mas a expectativa é que nos próximos meses mais policiais sejam capacitados”, comenta Rafael Júlio.
Regulamentada em agosto, pela Prefeitura, a Atividade Delegada é feita por meio de convênio entre a Prefeitura e o Estado de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública, com gratificação a ser paga mensalmente aos policiais militares que exercerem atividades em horário de folga.