A Refinaria Henrique Lage, a Revap, em São José dos Campos, recebeu para testes o “robô Anymal D”, desenvolvido para inspeção em áreas industriais de refinarias e plataformas marítimas.
O formato do equipamento é uma atração à parte. Semelhante a um cachorro, seu design lhe permite subir e descer escadas, movimentando-se com desenvoltura – inclusive com capacidade para desviar de obstáculos e parar caso detecte algo se movimentando em suas proximidades. Este é o primeiro robô quadrúpede do mercado e foi apresentado no estande da Petrobras na recente edição da feira Rio, Oil & Gas, realizada em outubro, no Rio de Janeiro.
O “robô Anymal D” conta com tecnologia embarcada que lhe permite ler informações de instrumentos (analógicos e digitais), gerando relatórios. Equipado com câmera zoom e termográfica, laser scan e gravador de som, o robô pode atuar de forma autônoma em inspeções pré-programadas.
O robô é fabricado pela empresa suíça ANYBOTICS, com a qual a Petrobras assinou contrato para participar do programa de early adopters do Anymal X, versão do robô direcionada a ambientes sujeitos à presença de atmosferas explosivas, com lançamento comercial previsto para 2023.
Na Revap, os testes foram realizados na primeira semana de dezembro como parte do primeiro treinamento com colaboradores da Petrobras. Ministrado por técnicos da ANYBOTICS e da PUR, representante exclusivo no Brasil da empresa suíça, o treinamento permitiu capacitar cerca de 20 empregados de diferentes unidades da companhia. Com os conhecimentos obtidos, as equipes da Petrobras planejam fazer mais testes para explorar as oportunidades que o equipamento traz para as operações, inclusive em ambiente offshore a partir de janeiro de 2023.