Música, lançamento da antologia e entrega de certificados marcaram a sessão de 60 anos de existência da Academia Pindamonhangabense de Letras. A sessão festiva aconteceu na noite da sexta-feira (16), no Palacete 10 de Julho, e contou com a presença maciça dos acadêmicos, inclusive dos decanos da APL, Francisco Piorino Filho e Júlia San Martin Boaventura. Sob a “regência” da presidente Ana Maria Guimarães e demais integrantes da diretoria, o evento teve início com apresentação da Banda Euterpe.
Na sequência, um vídeo preparado pelo acadêmico Luis Claudio Antunes mostrou um pouco da história da APL. Na voz de Roshana Dalle, o texto preparado pela diretoria exalta os fundadores e homenageia aqueles que seguem o caminho para o engrandecimento da Academia. O encerramento traz um agradecimento da presidente Ana Maria Guimarães.
O lançamento do livro “Antologia Poética da Esperança”, com textos dos acadêmicos, marcou de forma singular a noite festiva e coroou o árduo trabalho daqueles que se empenharam para que a obra estivesse pronta nessa data importante da APL.
Também, pela primeira vez, foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito “Rômulo Campos D’Árace”, criado pela Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba. Receberam a honraria, Francisco Piorino Filho, pela relevância das suas obras literárias e históricas para à Princesa do Norte e José Luiz Gândara Martins, pela obra “O Obelisco do Centenário da Independência do Brasil” e sua importância para a história da cidade.
A noite no Palacete 10 de Julho foi encerrada com o tradicional coquetel, seguido do “Parabéns a Você” comemorativo ao Jubileu de Diamante da Academia Pindamonhangabense de Letras.