A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou, na manhã de sexta-feira (16), a última ação de limpeza do ano no Mangue do Araçá, no Topovaradouro, região central do município.
Os trabalhos ainda contaram com o apoio da SSAmbiental, um dos parceiros da SEMAM para realização desses serviços.
Foram coletados 360 quilos de resíduos no mangue e seu entorno. Materiais como garrafas pets, sacolas plásticas, isopor, roupas e calçados foram os principais itens encontrados no local. Tudo o que foi retirado será encaminhado pela SSAambiental para destinação correta.
Simone Barbosa, assessora de Meio Ambiente, diz que os frequentadores são os principais responsáveis por deixar esse lixo em local impróprio. “Muitos resíduos como garrafas, pacotes de salgadinhos, palitos de picolés, colchão, marmitex de isopor e até roupas que encontramos nesse lugar são deixados por frequentadores”, lamenta.
Desde o início do ano, várias ações como esta foram realizadas, onde a SEMAM contou com o apoio de diversas ONGs como Instituto Argonauta; Instituto Supereco; Psicoletores; Associação Mar Limpo; SAMJU; SSAmbiental; Guardião da Costeira; Instituto Verdescola; Vanessa de Paúba; equipe de mergulho MAKO; Projeto Garoçá; OAB São Sebastião; Equipe Cardume; Apaixonados Pelo Mangue; escolas municipais e voluntários.
“Durante o ano todo eu e minha equipe pudemos observar o mangue que no início estava degradado e agora apresenta um aspecto mais saudável, com vários brotos próprios de mangue”, comemora.
No próximo ano, funcionários da Divisão Socioambiental devem buscar mais parcerias para ações futuras de limpeza e educação ambiental.