TC Menegatto assume o comando do Batalhão Borba Gato

A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro.

O tenente-coronel Ricardo Teixeira Menegatto é o novo comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate. Ele assumiu a Unidade de Engenharia do Exército Brasileiro no lugar do coronel Henrique Vidal López Pedrosa.

A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, no pátio interno da unidade e contou com a presença do comandante da 2ª Divisão de Exército, general Luís Cláudio de Mattos Basto, dentre outras autoridades, convidados e familiares do novo comandante e do coronel Henrique Vidal López Pedrosa que deixa o comando do Batalhão Borba Gato.

A inauguração do retrato do comandante substituído e a entrega de mimos e condecorações iniciou as atividades do dia em Pindamonhangaba (SP). No pátio de formatura, debaixo de muita chuva, a solenidade foi começou com apresentação da tropa e canto do Hino Nacional.

O coronel Pedrosa fez o uso da palavra para apresentar suas despedidas, agradecendo a Deus, pelo sucesso no comando, aos familiares, amigos e parceiros que também o auxiliaram a cumprir sua missão de comandar o Batalhão Borba Gato nos últimos dois anos.

Coronel Pedrosa e esposa (esquerda) e tenente-coronel Menegatto. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
Logo após, o comandante da 2ª Divisão de Exército fez a leitura do elogio ao agora ex-comandante e, na sequência, foi lido o currículo do tenente-coronel Menegatto, novo comandante do Batalhão. O ato da transmissão e posse, seguido de continência à bandeira e apresentação do novo e antigo comandante ao general Basto, precedeu a revista da tropa pelo TC Menegato, acompanhado do coronel Pedrosa.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O comandante da 2ª DE falou sobre a importância da rotatividade de comando dentro das unidades do Exército Brasileiro. O general também falou sobre o importância do Batalhão de Engenharia. (vídeo)

Em dia chuvoso, cerimônia contou com presença do general Basto, comandante da 2ª DE. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
O tenente-coronel Menegatto é o 36º militar a comandar o Batalhão Borba Gato em Pindamonhangaba. Ele que já havia servido no Batalhão e também sido comandante da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, disse estar motivado para este novo desafio na carreira.

Ao fim da revista da tropa, coronel Pedrosa e TC Menegatto, se cumprimentam. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
Com um trabalho realizado com afinco nos dois últimos anos, o ex-comandante, coronel Pedrosa, parte para uma nova missão, afirmando que o sentimento é de missão cumprida em Pindamonhangaba.

A formatura foi encerrada com o desfile da tropa abrilhantada pela banda de música da Aviação do Exército, de Taubaté.

Cerimônia de passagem de comando no Batalhão Borba Gato em Pindamonhangaba. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]

CURRÍCULO DO NOVO COMANDANTE

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Borba Gato, o tenente-coronel de Engenharia Ricardo Teixeira Menegatto estava servindo no 3º Grupamento de Engenharia, sediado em Campo Grande (MS). Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2019.

Nascido em 28 de abril de 1978, na cidade de São Gabriel – Rio Grande do Sul, é filho de Luiz Antônio Menegatto e de Ilza Regina Teixeira Menegatto.

Incorporou às fileiras do exército em 11 de fevereiro de 1995, na escola preparatória de cadetes do Exército, sediada em Campinas – São Paulo.

Em 27 de novembro de 1999, foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Engenharia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) com sede em Resende (RJ), sendo classificado no 6º Batalhão de Engenharia de Construção em Boa Vista – Roraima.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2006 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2016 e 2017, ambas no Rio de Janeiro (RJ).

TC Menegatto. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
Além dos cursos de formação, especialização e altos estudos já mencionados, possui os seguintes estágios e cursos militares: Escalador Militar, Mergulhador Autônomo, Equipamento de Engenharia, Monitor Interamericano em Desminagem Humanitária e Ação Contra Minas.

Comandou a Companhia Operacional do Terceiro Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Cachoeira do Sul – Rio Grande Do Sul.

Desempenhou a função de instrutor do curso de Engenharia da AMAN. Foi comandante da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, em Pindamonhangaba (SP).

Como oficial de Estado-Maior, ocupou o cargo de oficial de planejamento do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste.

Dentre as condecorações e medalhas se destacam, a Ordem do Mérito Militar grau cavaleiro, medalha Marechal Hermes prata com uma coroa, medalha militar de desminador, da Colômbia.

É casado com a senhora Márcia Janine e tem dois filhos: Giovana e Henrique.

 

Botão Voltar ao topo