Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina e nasce outra vez
Então é Natal, a festa Cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo…
Em 1995, a cantora Simone lançou o álbum 25 de dezembro no qual a sua primeira faixa era a famosa música “Então é Natal”, que na época vendeu cerca de 1 milhão de cópias. São 27 anos que essa música ecoa pelos nossos lares para nos lembrar que o mês de dezembro chegou!
Meu Deus, e como assim? Já é dezembro de novo!
E o que tem de mais gostoso nesse mês? Acho que muitos responderiam que seria ganhar presente. Mas, não tem nada mais gostoso do que sentir o cheiro de comida afetiva e ter a família reunida.
A comida afetiva é o sabor da comida familiar. É a comida que abraça e te faz relembrar do tempo de criança, onde a mesa era cheia e não faltava ninguém nas ceias de fim de ano.
Hoje trago para vocês uma dessas receitas de vó, que foi produzida especialmente para nossa entrevista pelo Chef Vinicus Alves. Um jovem de 30 anos, que descobriu a paixão pela gastronomia quando trabalhava atendendo telefone numa lanchonete.
Em 2016, deu o primeiro passo em busca de um dos seus sonhos e foi cursar o Técnico de Gastronomia na ETEC, em Pindamonhangaba/SP. Após formado, seu primeiro emprego foi no Grande Hotel Senac em Campos do Jordão. Mais tarde assumiu a vaga de pizzaiolo no Hotel Boutique Quebra Noz, onde foi contratado para trabalhar por uma temporada; mas gostaram tanto das suas pizzas que foi efetivado.
O Chef Vinicus sonha em trabalhar na Europa, e a cada dia está conquistando seu espaço e fazendo seu nome na gastronomia. Atualmente, cozinhou para a atriz Gabriela Duarte e o jogador de futebol Alexandre Pato.
Inspirado por sua mãe e avó, a culinária para ele é puro amor e afeto; um jeito diferente de declarar: “eu te amo” – diz. Durante as reuniões de família, ele conta que fica no seu cantinho, mas se tem um pedido especial lá vai ele para a cozinha.
Atualmente, ele mora em Campos do Jordão e tive a honra de conhecê-lo através do fotógrafo Luiz Barbosa, meu entrevistado de agosto.
Para celebrar esse encontro, ele nos enviou uma receita que aprendeu com sua avó, porém deu seu toque pessoal e garante que será um ótimo prato para compor as ceias de Natal e Ano Novo.
Essa é a nossa última entrevista do ano de 2022, agradecemos a todos os nossos leitores que nos acompanham, e desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, sucesso e de muita paz.
Couve-flor gratinada
Ingredientes:
Molho:
1 litro de leite
½ cebola
3 cravos da Índia
1 folha de louro
50 gr de manteiga
50 ml de leite
Sal, pimenta e noz moscada a parte.
Base:
1 couve flor média
250 gramas de queijo mussarela
250 gramas de presunto
150 gramas de queijo parmesão
Modo de preparo:
Molho:
Coloque o leite para esquentar com a cebola espetada com o cravo e o louro. Em uma frigideira, coloque a manteiga para derreter, quando estiver derretida adicione a farinha e mexa ate ficar parecendo uma massinha. Adicione essa massinha ao leite quente sem a cebola, e misture ate chegar na consistência de molho, tempere a gosto.
Base:
Cozinhe a couve flor inteira por 7 minutos em água com sal. Depois retire a couve flor e passe na água fria. Corte a couve flor em floretes médios. Em uma travessa que possa ir ao forno, disponha um pouco do molho branco, logo em seguida a couve flor, outra camada bem fina de molho branco, agora o presunto e o queijo mussarela, finaliza com molho branco cobrindo tudo, e o queijo parmesão por cima. Leve ao forno até gratinar o parmesão. Por volta de 10 a 15 minutos no forno a 190 graus.