No intuito de promover a adoção de boas práticas, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início a um projeto inovador que prevê a coleta voluntária e exclusiva de vidro para reciclagem.
Na última quarta-feira (21/12), foram instalados os cinco primeiros Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) para coleta de garrafas de vidro, sendo dois na orla da Praia do Perequê e três na região da Vila, centro histórico da cidade. Ao todo, a cidade terá 14 pontos de coleta, incluindo as Comunidades Tradicionais, nos locais de maior consumo de vidro.
“Além de contribuir com o meio ambiente, essa iniciativa é o início da disseminação de bons exemplos e colaboração à natureza, assim como fazemos com as bitucas de cigarro e outros materiais”, afirma o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Vale destacar que a capacidade de armazenamento de cada PEV é de 800 quilos e a cada 1000 quilos coletados, a cidade deixa de custear 1000 quilos de vidro que poderiam ir para os aterros sanitários.
Um dos diferenciais dos contêineres é a tecnologia de sensor, fazendo com que o caminhão de recolhimento se dirija ao PEV somente quando houver a necessidade. Os resíduos são coletados para se tornarem embalagens novamente. Os serviços de operação, coleta e manutenção dos equipamentos ficarão por conta da empresa Massfix, sem gerar ônus ao município.