publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto Ambiental do IA3.ORG envolve 2 mil pessoas em Pindamonhangaba

Edição 2022 foi realizada com apoio da DuPont e foi finalizada em dezembro com o reflorestamento de uma área de proteção ambiental de 4.100 metros quadrados na bacia do Ribeirão Ipiranga, da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, no bairro Goiabal

Projeto de Educação Ambiental Cubo Ambiental terminou a sua edição 2022 com importantes marcas. (Foto: Divulgação)

Da abertura em 26 de abril, com a realização de palestra e coleta de material para análise de solo, na Escola Estadual Professora Alzira Franco, ao encerramento em 8 de dezembro, com apresentação de uma espetáculo teatral dos alunos do IA3 aos pais e à comunidade, o Projeto de Educação Ambiental Cubo Ambiental terminou a sua edição 2022 com importantes marcas: 5 palestras e 7 oficinas relacionadas às práticas de cultivo e mais de 15 ações de manejo de solo, plantio e colheita. Realizado pelo IA3.ORG (Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano a Artes e Aprendizagem), o projeto contou com o patrocínio da DuPont.

Entre as realizações do projeto está o reflorestamento de uma área de proteção ambiental de 4.100 metros quadrados na bacia do Ribeirão Ipiranga, da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, no bairro Goiabal. No local, foram plantadas no sistema agroflorestal 2.050 mudas de 45 espécies de árvores nativas frutíferas e de madeira e 450 estacas de plantas de serviço, além da semeadura de adubação verde.

Durante os nove meses de realização do Cubo Ambiental, mais de 30 atividades envolveram cerca de 2.000 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários da EE Prof. Alzira Franco, crianças e jovens do Instituto IA3, colaboradores da empresa DuPont e a comunidade. Eles participaram de palestras sobre a destinação correta dos resíduos e as maravilhas da água, e de oficinas teóricas e práticas sobre solo e adubação verde, compostagem, técnicas de plantio e irrigação, estratificação e sucessão de horticultura, e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e o aproveitamento integral dos alimentos. Houve ainda plantio e colheita e uma ação de plantio de árvores nativas no sistema de agroflorestal junto à comunidade, e a apresentação do espetáculo teatral “A última semente” sobre cuidado com o meio ambiente.

“A horticultura no sistema agroflorestal agroecológico produziu, até o mês de dezembro, mais de mil cestas com média 4 itens, o equivalente a mais de um tonelada de alimentos, que foram destinados ao complemento da merenda escolar da EE Prof. Alzira Franco, distribuições aos alunos, professores e funcionários da escola, beneficiários do Instituto IA3, colaboradores da DuPont e entidades beneficientes de Pindamonhangaba”, destaca Flávia Tanaka, Coordenadora de Projetos no IA3.ORG.

eflorestamento de uma área de proteção ambiental de 4.100 metros quadrados na bacia do Ribeirão Ipiranga Ambiental. (Foto: divulgação)

O Projeto Educação Ambiental Cubo Ambiental seguirá em 2023, aprovado em novo edital.

Mais sobre o Cubo Ambiental
Alinhada com objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos em 2015 pela ONU (Organização das Nações Unidas), a iniciativa atuou em três frentes: o desenvolvimento de horticultura nos Sistemas Agroflorestais (SAFs), na Escola Estadual Professora Alzira Franco; ações de reflorestamento com árvores nativas da Mata Atlântica em área rural de aproximadamente um hectare; e o incentivo e desenvolvimento de práticas de coleta seletiva de resíduos recicláveis. As atividades envolveram também produtores da agricultura familiar e público em geral com interesse em educação ambiental e agroecologia.

Botão Voltar ao topo