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Gestão de custos: como tornar a rotina de pequenos negócios mais prática?

(Imagem: reprodução)

Você sabe o que é gestão de custos e como ela facilita o dia a dia dos pequenos e médios negócios? Pode não parecer, mas realizar esse controle com frequência pode ajudar e muito a sua empresa.

Para colocar isso em prática e ver os resultados melhorando, é importante ter em mente a diferença entre os diversos valores que envolvem um negócio. Esse conhecimento é essencial para que a gestão dos custos seja a mais assertiva e eficaz possível, melhorando os processos financeiros.

Ao realizar o controle dos custos, você consegue centralizar todos os gastos da sua empresa em um só lugar, facilitando a análise e busca de informações. Com isso, as chances de economizar e aproveitar os recursos financeiros aumentam significativamente. Acompanhe as dicas que preparamos para você ter sucesso neste momento!

6 dicas para colocar em prática a gestão de custos

Atualmente, a gestão de custos, quando realizada de forma estratégica, é capaz de facilitar os processos da empresa e manter sua saúde financeira estável. Quando não é dada a devida atenção à contabilidade e finanças, o negócio fica mais suscetível a sofrer com crises.

Como fazer para colocar isso em prática e garantir que a gestão traga resultados satisfatórios? Para te ajudar com isso, separamos seis dicas imperdíveis! Confira.

1. Separe despesas e custos

A primeira coisa a se fazer é entender a diferença entre despesas e custos para poder separá-los corretamente. De forma simplificada, os custos se referem aos gastos relacionados aos produtos ou serviços comercializados, como as contas de energia e salários, fornecedores, entre outros.

Já as despesas são valores utilizados em manutenções e melhorias, ou seja, não são contas fixas e não interferem diretamente na produção. Como exemplo, podemos citar as ações de marketing, pinturas, entre outros. Além de entender essa diferença, é importante saber como categorizá-las.

Tanto as despesas quanto os custos podem ser fixos ou variáveis. Quando são fixos, eles não sofrem alterações a curto ou médio prazo e você sabe que todo mês irá pagar o mesmo valor. No caso dos custos ou despesas variáveis, como o próprio nome diz, podem ter seu valor variado, como as comissões ou taxas administrativas.

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Lembre-se que os gastos pessoais diferem dos empresariais. Por isso, mantê-los separados é fundamental para que a gestão dos custos seja efetiva e com qualidade.

2. Determine os custos diretos e indiretos

Outro fator importante no controle de custos é saber diferenciar os gastos diretos e indiretos. Basicamente, os custos diretos são aqueles que podem ser encontrados de maneira simples e são mensuráveis, estando diretamente ligados à produção, como os de matéria-prima.

Os indiretos, por sua vez, não estão ligados a produção ou prestação do serviço. Por exemplo, os custos de insumos podem ser calculados de maneira simples, por serem atribuídos à unidade. Mas, os custos com ações de marketing não permitem cálculos por unidade.

3. Custo direto X Preço de venda

São muitas as variáveis que podem interferir no custo direto e, consequentemente, no preço de comercialização. O custo direto é aquele inicial, o mesmo aplicado pelos fornecedores e o preço de venda. Como o próprio nome diz, é o que você determina na hora de vender seus produtos.

A precificação precisa ser inteligente e em uma boa gestão de custos isso é analisado de perto para evitar prejuízos. Afinal, você precisa lucrar para que a sua empresa tenha um crescimento saudável.

4. O ponto de equilíbrio

Um indicador indispensável para área financeira é o ponto de equilíbrio. Ele é um grande aliado na hora de controlar os gastos do negócio. Ele serve para indicar o quanto a sua empresa precisa vender para que o retorno seja o suficiente para pagar as contas.

Mais do que isso: ele serve como um lembrete sobre como anda a saúde financeira de seu negócio. Assim, você consegue saber como e onde diminuir ou investir, operando de maneira segura. Existem duas fórmulas que podem te ajudar, são elas:

  • PE = (custo fixo / (receita – custo variável)) x 100

ou então

  • PE = (custo e despesa fixa ÷ margem de contribuição) x 100

5. Determine o melhor preço de venda

Você já parou para pensar que a escolha do preço correto envolve muitos fatores? Não basta apenas somar os custos e despesas e adicionar uma margem de lucro, é preciso analisar o mercado, o perfil dos clientes, entre outras variáveis. Essa é uma etapa essencial e por isso merece atenção.

A precificação deve ser feita da forma correta e realista. É claro que você pode se inspirar nos concorrentes, mas precisa avaliar as particularidades do seu negócio e o comportamento do mercado. Assim, a gestão de custos vai ser mais assertiva e oferecer insights valiosos para o crescimento.

Para tornar esse cálculo simples, você pode utilizar a fórmula:

  • despesa + custo + lucro = preço de venda.

6. Tenha uma reserva emergencial

Um bom empreendedor sabe a importância da reserva financeira. Com ela é possível tornar o futuro mais seguro e garantir o funcionamento do negócio mesmo em momentos mais complicados.

Sendo assim, uma reserva de emergência é essencial. Por isso, não deixe de fazer uma! Ela será indispensável em momentos de crise ou aperto. Afinal, imprevistos podem acontecer e estar preparado para eles é fundamental para manter a empresa e a saúde financeira em dia.

Realize um planejamento estratégico eficaz para crescer!

A gestão estratégica de custos começa com um bom planejamento. É com ele que você saberá o que precisa fazer para atingir os objetivos e metas que farão a empresa crescer. Um planejamento completo abrange todas as áreas do negócio, criando ações específicas para cada uma delas.

Ele também deve apresentar as etapas de cada ação e os resultados esperados, a curto, médio e longo prazo. Um planejamento eficaz abrange a criação e realização das propostas de crescimento ou melhoria, definindo os indicadores que ajudem a tomar decisões mais acertadas para que as metas sejam atingidas.

Por isso, mesmo que você precise levar um tempo a mais nessa execução, não deixe de fazer. Para crescer, você precisa de metas e ações muito bem definidas e o planejamento estratégico é a melhor forma de fazer isso acontecer.

Conte com a tecnologia para transformar seu negócio!

Agora você já sabe o que é gestão de custos, para tornar esse processo realmente estratégico e assertivo você precisa contar com soluções inovadoras que facilitem e tornem esse processo mais descomplicado.

Para isso, a tecnologia será sua grande aliada. Hoje em dia, você pode contar com um sistema ERP, como o da OMIE, para fazer a gestão financeira completa do seu negócio, incluindo o controle.

Dessa forma, a gestão de custos da sua empresa irá se tornar mais precisa, segura e com dados realmente confiáveis para impulsionar o crescimento da sua empresa. Conheça e alavanque seus resultados!

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