No dia 25 de janeiro de 2023, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) foi palco de uma simbólica cerimônia, que teve por objetivo a recepção formal de parte do acervo do Cel Jarbas Gonçalves Passarinho, doado por sua família ao Exército Brasileiro.
O material, que inclui um grande volume de obras e publicações, além de suas condecorações, mobília e objetos pessoais foi doado pela família do ilustre oficial, falecido em 2016, atendendo a um desejo do próprio militar. Dentre os presentes, os filhos: Júlia Maria Passarinho Chaves e Carlos C. Gonçalves Passarinho, acompanhado da esposa, netos, bisnetos, parentes e amigos da família.
Na ocasião, o Comandante da Academia Militar, General de Brigada João Felipe Dias Alves, recepcionou os convidados, juntamente com o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel e enalteceu a importância do ato e do culto a um grande personagem da história de nosso Exército e nosso País.
A entrega do acervo foi realizada na Biblioteca Marechal José Pessôa, local em que permanecerá em exposição temporária, a fim de permitir a visitação por parte de todos os integrantes dos corpos docente e discente da Academia Militar. Posteriormente, o acervo será transferido para uma sala de exposição no Curso de Artilharia da AMAN, local em que o Coronel Jarbas Passarinho foi instrutor por quatro anos.
Em um momento pleno de significado e emoção, a Sra Júlia Passarinho, que nasceu no Hospital da AMAN quando seu pai era instrutor, assinou o termo de doação do acervo na mesma mesa de trabalho que seu pai usava em sua casa e que agora faz parte do acervo doado à Academia. “Estou emocionada com esse momento. Trata-se de um reconhecimento da AMAN e de uma alegria de nossa família com essa atividade”.
Composto por fotos, documentos, uma extensa biblioteca particular e livros de sua autoria, além de mobílias, objetos pessoais e inúmeras homenagens e condecorações, o material doado e seu valor imaterial serão de grande importância a formação do futuro Oficial do Exército Brasileiro.
O Senhor Carlos Passarinho expressou seu sentimento de alegria e emoção pela sua passagem pela Academia Militar e a admiração doCel Jarbas Passarinho por nossa Escola. “Estamos cumprindo um desejo explícito de papai, que era de que seu acervo retornasse à AMAN, o berço dele. Para nós, é um prazer estar aqui em um local que fez parte da vida dele e hoje também está fazendo parte da minha”.
Biografia resumida de Cel Jarbas Passarinho
O Coronel Jarbas Passarinho nasceu na cidade de Xapuri, Acre, em 11 de janeiro de 1920. Ainda na infância, mudou-se com sua família para o Estado do Pará e na cidade de Belém cursou os principais anos da formação escolar básica.
Ingressou mais tarde na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939, entrando na Escola Militar do Realengo no ano seguinte.
Foi declarado Aspirante-a-Oficial de Artilharia em 1943, na Turma Tenente Alípio Serpa. Nos anos de 1946 e 1947; 1951 e 1952, foi instrutor do Curso de Artilharia da AMAN, sendo o Comandante da 2ª Bateria de cadetes. Nos anos de 1953 e 1954 cursou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME.
No ano de 1964, iniciou a sua carreira política de quase três décadas, ao ser indicado pelo Presidente Castelo Branco, para assumir o governo do Estado do Pará. Ao longo de sua trajetória na vida pública, exerceu três mandatos de Senador e foi Presidente do Senado Federal de 1981 a 1983. Ocupou quatro pastas ministeriais em diferentes governos, sendo a última em 1990, quando o Presidente Fernando Collor o convidou para ocupar a pasta da Justiça, cargo em que permaneceu até 2 de abril de 1992.
Faleceu em 5 de junho de 2016 em Brasília, aos 96 anos de idade.