Dia 27, sexta, às 19h30, o Sesc São José dos Campos recebe Banto Samba Club, banda musical que pesquisa os Sambas Afros, Jongo, Choro e Macumbas, com a finalidade de criar um som que revisita as raízes do samba e sua influência Afro Banto.
A cultura africana influenciou diretamente na formação da identidade musical do Brasil assim como em diversos países das Américas e como Cuba, Jamaica e Estados Unidos.
Entre os povos escravizados da África destacaram-se os Bantos, povos vindos de Angola, Congo e Zaire, atual República Democrática do Congo, na formação da nossa identidade cultural.
Os afro bantos foram fundamentais para a formação das principais manifestações encontradas em todo o Brasil como o Tambor de Crioula, Maracatu, Congadas, Jongo, Batuques de Umbigada, entre outras.
A criação de instrumentos musicais, resultado deste processo, criou uma mescla e adaptação das variações rítmicas dos Bantos no toque do Tambor, no Berimbau e a Puita (parente ancestral da cuica) que foram incorporados, com o passar do tempo, aos ritmos musicais que estruturam importantes ritmos como o Lundu, calango e posteriormente o Maxixe.
O Banto Samba Club, tem por finalidade musical revisitar toda essa cultura Banto através das músicas, ritmos e sons que diversos artistas e compositores registraram ao longo da formação da música popular brasileira.
O show acontece no Solário. Retirada de ingressos a partir das 18h para Credencial Plena; a partir das 18h30 para demais interessados, havendo disponibilidade.
Classificação indicativa Livre.
É obrigatório o uso de máscaras nos espaços fechados do Sesc.
Acompanhe a programação do Sesc São José dos Campos pelo portal sescsp.org.br/sjcampos, redes sociais Twitter, Instagram e Facebook em @sescsjcampos e youtube.com/sescsjcampos