Campeão mundial do arremesso de peso em pista coberta, o catarinense Darlan Romani está de olho nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, seu grande objetivo, sem perder o foco de duas importantes competições de 2023: o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro.
Acompanhado do especialista cubano Justo Navarro, seu mentor desde 2010, Darlan participa de um camping de treinamento na cidade mineira de Uberlândia, que começou no dia 16 de janeiro e termina domingo (5/2). “São três semanas de muito trabalho e de concentração.
O foco total é o treinamento. Está sendo ótimo porque tira a gente do nosso ambiente e coloca a cabeça só no treino”, disse o recordista sul-americano indoor (22,53 m) e o ar livre (22,61 m), que mora em Bragança Paulista (SP) e faz sua preparação normal no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na mesma cidade.
As atividades bancadas pelo Programa de Preparação Olímpica, parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ocorrem no Sesi-Gravatás – tanto no campo como na sala de musculação. O camping marca a volta de Darlan a Uberlândia, cidade onde morou por alguns anos. “Adorei voltar à cidade em que descobri o esporte de alto rendimento.
Foi bom rever alguns funcionários que já trabalhavam aqui em 2010, quando comecei a treinar com o Profe (Justo Navarro)”, comentou Darlan, que se formou em administração de empresas pela UNITRI no período que se preparava no SESI.
O título do Campeonato Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, foi conquistado no dia 19 de março de 2022 ao conseguir a marca de 22,53 m, na Stark Arena, enfrentando, por exemplo, o bicampeão olímpico e recordista mundial Ryan Crouser, dos Estados Unidos, que ficou com a medalha de prata com 22,44 m. Bicampeão mundial militar, dos Jogos Pan-Americanos e do Campeonato Ibero-Americano, Darlan tem excelentes resultados na carreira como o quinto lugar nos Jogos do Rio-2016 e o quarto em Tóquio-2021.
No Mundial de Doha-2019, também ficou na quarta colocação na prova mais disputada da história do arremesso do peso. Já no Mundial do Oregon-2022, contundido, ficou na quinta colocação. O brasileiro terminou 2022 em sétimo lugar no Ranking Mundial, com 21,92 m e ocupa a 11ª posição no Ranking de todos os tempos, com 22,61 m, seu recorde ao ar livre.
No início de maio, Darlan fará um camping na Europa, provavelmente em León, na Espanha, e participa das primeiras competições do ano. O giro vai começar no dia 5 de maio, com a disputa da etapa de Doha, no Catar, da Liga Diamante, o principal circuito de meetings da World Athletics.
“Estou fazendo uma boa preparação e o objetivo é fazer o melhor possível”, disse o atleta nascido a 9 de abril de 1991, na cidade de Concórdia (SC).
Filiado à Associação Bragantina de Atletismo (ABRA-SP), que é presidida por sua esposa, Sara Romani, Darlan curte a distância a gravidez de sua mulher, que espera Helena, cujo nascimento está previsto para o fim de abril. A ex-atleta do salto com vara e o multicampeão do arremesso do peso já têm Alice, de 7 anos.