Preocupado com os índices alarmantes da violência na Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RM Vale), em especial na cidade de Pindamonhangaba, o presidente da Câmara, vereador Norberto Moraes promoveu uma reunião de trabalho na tarde desta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, com o Comandante do 3º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP), Tenente-Coronel PM Paulo Henrique Lourusso Cavalheiro. O encontro ocorreu no gabinete da Presidência e durante a conversa foram tratados de diversos assuntos pertinentes à segurança pública.
O presidente da Casa, vereador Norberto Moraes relatou ao oficial da PM a preocupação das autoridades de Pindamonhangaba com relação à falta de segurança da população. “Os índices de violência em nosso município tem aumentado consideravelmente e temos recebido inúmeros apelos da comunidade para o reforço do policiamento em todas as regiões da cidade e também no distrito de Moreira César”. Norberto Moraes enfatizou que sabe de todo o esforço empreendido pelos policiais militares no combate à criminalidade e que a Câmara tem se mostrado sensível ao problema, buscando sempre por melhorias das condições de segurança e pelo aumento do efetivo na Companhia da PM da cidade.
O presidente da Câmara solicitou o empenho e a colaboração do Comandante do 3º BAEP, Tenente-Coronel Paulo Henrique Lourusso Cavalheiro no sentido que a corporação intensifique as ações de combate ao crime na cidade. Norberto Moraes lembrou que o oficial conhece bem os bairros e as peculiariedades das comunidades de Pindamonhangaba, pois quando era capitão PM comandou o policiamento na cidade. O BAEP é uma tropa de elite e Taubaté possui uma companhia sediada no 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior, contando com cerca de 100 homens no policiamento das cidades que compõe o 5º BPM/I. As principais atuações do BAEP são o combate ao tráfico de drogas, roubos a bancos, resgate de reféns, policiamento com cães e a cavalo, além de outras ocorrências de alto risco.
Ao final do encontro, o vereador Norberto Moraes agradeceu a visita do Comandante do BAEP e demonstrou ter uma boa expectativa para 2023 quanto à redução dos índices de violência na cidade. “Estamos empenhados nesta árdua tarefa de combater a criminalidade e esse é o papel do Legislativo, ou seja, lutar e buscar soluções para nossos principais problemas”, finalizou o presidente, vereador Norberto Moraes.