Totens de realidade aumentada complementam experiência do turista em Pinda

Toten instalado no Palacete 10 de Julho. (Foto: Divulgação)

Pindamonhangaba, a segunda Cidade Inteligente do Brasil, está desenvolvendo o Turismo 4.0 e uma das ferramentas de interação com o turista são os totens de realidade aumentada, instalados em alguns locais turísticos da cidade.

Criados pela Atmosfera Media, empresa da cidade, para a Prefeitura de Pindamonhangaba, os totens estão, atualmente, instalados ao lado do Palacete 10 de Julho, dentro do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, no deck na entrada da Dutra e dentro do Parque da Cidade. Em breve, outros pontos receberão o atrativo.

Ao mirar o celular no totem, é possível viver uma experiência em realidade aumentada, onde uma “pessoa virtual” conta um breve relato sobre aquele local. Para ter acesso, é preciso que o interessado baixe o app Novo Turismo Pinda (disponível na PlayStore ou Apple Store) por meio do QR Code em cada totem, clique para ativar e direcione o celular para o totem para que o “personagem” apareça e conte a história daquele local. Pindamonhangaba foi a primeira cidade que recebeu esse projeto pioneiro no Brasil.

“Inovamos na criação de uma plataforma que faz o turista ter uma experiência imersiva, a união do novo com a história, o virtual e o real. A utilização dos recursos de forma inteligente é nossa incessante busca”, destacou o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso.

“Este aplicativo faz parte de um trabalho de comunicação com o turista que vem se fortalecendo deste o início de 2021. Tivemos a implantação de placas de trânsito para atrativos públicos; colocação de 20 mapas turísticos pela cidade; produção de folders com informações sobre nossos atrativos; distribuição de adesivos e placas com QR codes direcionados ao Portal de Turismo. O aplicativo é mais uma ferramenta fundamental para que todos possam acessar com rapidez o que o município pode oferecer aqueles que visitam ou que pretendem visitar nosso município”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

“A implantação dos totens de realidade aumentada em Pindamonhangaba colabora tanto para o título de Cidade Inteligente que recebemos, como para a conquista do nosso tão sonhado MIT – Município de Interesse Turístico”, lembrou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.

“Nossa gestão vem imprimindo um ritmo de modernidade e avanço tecnológico em todas as pastas e setores. No Turismo isso não poderia ser diferente e esse aplicativo vem divulgar ainda mais e fortalecer esse trabalho forte do Novo Turismo”, afirmou o prefeito de Pindamonhangaba, dr. Isael Domingues.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo