O Corpo de Bombeiros em conjunto com as Defesas Civis Estadual e Municipal, vem atuando no Distrito de Catuçaba, em São Luiz do Paraitinga, em razão das cheias do Ribeirão do Chapéu e Ribeirão do Pinga (afluentes do Rio Paraitinga), ocorrida nas últimas 24 horas, que deixaram mais de 700 pessoas desalojadas.
Há dias que chuvas intensas têm causado o progressivo transbordamento do Rio Paraitinga e seus afluentes. Atualmente, o Rio Paraitinga está 4 metros acima de seu nível normal.
A cidade de São Luiz do Paraitinga é atendida pelo programa de Bombeiro Comunitário que apoiado pelas Estações de Bombeiros de Taubaté, em conjunto com a Defesa Civil local, permanece auxiliando na proteção das pessoas que moram na faixa ribeirinha, orientando-as e, se necessário, retirando-as de situações de risco. Devido às ações preventivas, até o momento, não foi necessário atendimentos operacionais típicos de Bombeiros.
Hoje, no período da tarde, a região recebeu a visita da Primeira-dama do Estado de São Paulo, acompanhada do Secretário Chefe da Casa Militar, que vieram acompanhar os trabalhos no local.
Devido à cheia atual e previsão de que as chuvas continuarão, o Carnaval 2023 de São Luiz do Paraitinga foi adiado.