A Prefeitura de São José dos Campos realiza na sexta-feira (24), a partir das 19h, um encontro com produtores rurais para tirar dúvidas e falar sobre novos projetos para o desenvolvimento do setor no município.
Entre os projetos em andamento estão a instalação do serviço de internet rural e a implantação, em convênio com o Governo do Estado, do Rotas Rurais, conhecido informalmente como CEP Rural.
O programa possibilita mapeamento das estradas rurais nos municípios em parceria com o Google, ofertando às propriedades sua localização digital e endereço postal.
O encontro será a segunda rodada de conversas do projeto bate-papo rural. O evento será realizado no salão paroquial da Capela do Bonsucesso, na região norte de São José dos Campos.
Técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico também vão falar sobre os serviços gratuitos oferecidos pelo Ponto Rural.
Pioneiro no Brasil, o Ponto Rural é uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos que integra vários serviços de orientação e apoio aos pequenos produtores rurais do município.
Entre eles estão a emissão de CNPJ de produtor rural e GTA (guia de trânsito animal), plantão ambiental rural, análise de solo, transporte de calcário e emissão ou atualização do CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Todos os serviços são gratuitos, incluindo a vacinação dos rebanhos como febre aftosa, brucelose e raiva. Desde a criação, em 2018, o programa já atendeu cerca de 5 mil produtores.
O prefeito de Colina (SP), Dieb Taha, (à esq.) durante vista ao Ponto Rural
Modelo em expansão
Os bons resultados do Ponto Rural vêm chamando a atenção de outros municípios do Brasil que querem replicar a iniciativa.
Nesta quinta-feira (16), a unidade do Ponto Rural no Alto da Ponte recebeu a visita do prefeito de Colina (SP), Dieb Taha, que veio conhecer o projeto para implantá-lo em sua cidade.
“Fiquei encantado com o trabalho desenvolvido. A economia do nosso município é exclusivamente voltada ao agronegócio e precisa com urgência oferecer esses serviços”, afirmou o prefeito.
Colina tem cerca de 20 mil habitantes e fica localizada na região de Barretos, a 400 km da capital.
O modelo do Ponto Rural já está em fase de implementação em outros municípios do Estado. Outras quatro cidades da região já implantaram unidades. São elas: Pindamonhangaba, Caçapava, Igaratá e Monteiro Lobato.
De acordo com técnicos do Ponto Rural, São José oferece consultoria gratuita a cidades interessadas, com orientações sobre o arcabouço legal e parcerias que podem ser feitas, entre outras informações.