A adrenalina e radicalismo do bicicross serão a atração nos dias 11 e 12 de março, com a realização da sexta edição do BMX Estilo Livre 2023.
Feras da modalidade de cinco países – Brasil, EUA, Argentina, Chile e Colômbia – mostrarão suas habilidades em manobras de tirar o fôlego e brigarão pelo título na a Pista Caracas Trail, na Rua do Estádio, 31, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, considerada a melhor pista da América Latina.
A programação começará no dia 9, com treinos livres. No dia 10 será a vez dos treinos oficiais, enquanto as sessões classificatórias ficarão para o dia 11, estas com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV.
A final no domingo, dia 12, reunirá os oito mais bem colocados, com transmissão no Esporte Espetacular, no quadro “Verão Espetacular”.
Serão 24 competidores convidados, sendo sete do exterior. Entre os brasileiros estarão representantes de cinco estados, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco, com destaque para Leandro Moreira, o “Overall”, natural da Carapicuíba, tetracampeão da prova, e Gustavo Balaloka, que também é da cidade, vencedor no ano passado.
A modalidade é o BMX Dirt Jumping, que é praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podem ser rampas únicas, doubles, ou sequências chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert com os grandes saltos do bicicross.
O formato de disputa do evento prevê duas fases, a de qualificação e a final. Na primeira, serão duas voltas, que ao final apontarão os oito mais bem classificados para a fase final. Na final, serão três voltas, valendo a média das duas melhores.
Em caso de empate, serão considerados pelo maior número de resultados expressivos e, se mesmo assim continuarem iguais, o critério será feito pela quantidade de manobras em cada rampa.
A avaliação do BMX Estilo Livre é feita por três jurados, sendo um deles o chefe (head judge).
Estes avaliarão o desempenho dos atletas baseados em cinco critérios de julgamento: estilo, perfeição de execução das manobras, dificuldade de execução das manobras, suavidade e fluidez nos saltos e não pedalar.
Além disso, a avaliação leva em conta as manobras executadas com estilo e segurança. O resultado será a média da pontuação dos três juízes, sendo descartadas as notas mais alta e mais baixa.
O BMX Estilo Livre 2023 tem organização e realização da Esporte Multiplataforma e Instituto Apoio ao Atletas e Esporte, com patrocínio de Monster Energy Drink, Torra, HD, Dorflex e Pixbet, com apoio especial da Prefeitura de Carapicuíba.
Resultados 2022
1) Gustavo Batista “Balaloka”(BRA), 88,20
2) Gabriel Chaves (ARG), 87,97
3) Cauan Madona (BRA), 87,10
4) Felipe Manerim (BRA), 86,50
5) Leandro Moreira “Overall”(BRA), 83,53
6) Gabriel Ribeiro “Durace” (BRA), 76,17
7) Mauro Júnior (BRA), 72,53
8) Paulo Saçaki (BRA), 45,87