Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao final de 2021 indicou que a incidência de alunos sem aula e atividades pedagógicas durante o período mais crítico da pandemia do Coronavírus foi o quádruplo na rede pública em comparação ao ensino privado.
Com o objetivo de reduzir essa desigualdade, o projeto de extensão Curso Popular Monteiro Lobato (CPML), desenvolvido pela Universidade de Taubaté (UNITAU), está com matrículas abertas para uma nova turma de pré-vestibular.
O cursinho é gratuito e prioriza alunos de baixa renda do ensino público. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 12 de março e podem ser feitas nesse link.
São ofertadas 50 vagas e podem participar alunos do 3º ano da rede pública ou aqueles que já se formaram e ainda têm o desejo de entrar em uma universidade.
O processo seletivo conta com duas fases. A primeira delas é uma prova com questões alternativas e a segunda é uma entrevista socioeconômica.
O curso será ministrado de modo presencial no Campus Bom Conselho da UNITAU a partir do dia 3 de abril e segue até novembro. As aulas ocorrerão das 14h às 17h45, de segunda a sexta. Entre as novidades do cursinho para este ano estão acompanhamento psicológico, metodológico e orientação.
Para Maria Clara Sommaggio, presidente do CMPL, o cursinho gera impacto social por meio da troca de experiências. ‘‘Acho que é muito importante, neste caso, a gente sempre dar todo apoio para os alunos.
A gente sempre pede feedbacks deles, para aprender com eles o que estamos acertando e o que estamos errando. Essa troca de experiências é algo muito importante e muito marcante no nosso projeto.’’
No final de 2022, o projeto de extensão promoveu um intensivão de duas semanas para o vestibular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados da prova ainda estão saindo e Maria Clara ressalta a evolução dos alunos.
‘Muitos alunos responderam para a gente logo depois que prestaram os vestibulares, principalmente o Enem, falando sobre como eles se sentiram mais preparados, como eles estiveram mais emocionalmente tranquilos e confiantes. Isso já é um resultado muito grande, saber da evolução deles.”
Quem quiser ser voluntário no projeto de extensão pode acessar esse link. Mais informações a respeito do cursinho podem ser obtidas no site https://www.cpmltaubate.com/ e no perfil do Instagram @cpmltaubate.