A Marinha do Brasil (MB) enviou, na segunda-feira (20), o Navio-Patrulha “Guajará”, transportando cerca de 40 toneladas de doações, para a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, depois das fortes chuvas ocorridas na região. Entre os produtos estão alimentos não perecíveis, água e materiais de higiene e limpeza.
Estão envolvidos nesta operação cerca de 120 militares da Capitania dos Portos de São Paulo, do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, do Navio-Patrulha “Guajará” e do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Santos.
O Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa, estará embarcado no Navio-Patrulha “Guajará” e destaca a importância da prontidão dos navios da Marinha. “Fizemos uma rápida mobilização para atender à população isolada no litoral norte paulista, a fim de minimizar o sofrimento”.
Para o comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, Capitão de Fragata Carlos Frederico Tojal do Vale, que coordena o embarque dos insumos, essa ação demonstra a prontidão da Marinha e a preocupação com as necessidades da sociedade. “Não temos dia, nem hora para sermos acionados. Estamos sempre prontos para cumprir qualquer missão”, finalizou.