publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Reportagem da TV Aparecida destaca a realidade da Fome no Brasil

(Foto: Divulgação/TV Aparecida)

O “Arquivo A” desta quinta-feira (23/2), às 22h, vai falar sobre a Fome no Brasil. Dentro do contexto da Campanha da Fraternidade 2023 – Fraternidade e Fome, o programa da TV Aparecida traz na pauta a realidade dos brasileiros que vivem sem saber quando será sua próxima refeição.

A reportagem, feita pela jornalista Camila Morais, destaca que apesar da garantia de alimento ser um direito previsto na Constituição Federal, a população brasileira, composta por 214 milhões de brasileiros, tem 125 milhões que vivem a insegurança alimentar. E que o mais alarmante é a realidade de 33 milhões de pessoas que estão famintas, sem ter absolutamente nada para comer.

Será mostrado ainda que 27 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todos os anos no Brasil. Mas o que chama a atenção é que 80% desse desperdício, ou seja, mais de 21 milhões de toneladas, se perdem no manuseio, no transporte e nas centrais de abastecimento.

Uma constatação da reportagem é de que o Brasil, considerado o “celeiro do mundo” pelas toneladas de grãos exportadas, não consegue garantir alimento para sua própria população, mas que um dos caminhos que pode colocar comida na mesa com fartura é a agricultura familiar, cultura de subsistência ou agroecologia.

A repórter Camila Morais dá alguns detalhes da reportagem:

“O objetivo deste Arquivo A foi mostrar ações concretas de combate à fome no Brasil, desde alimentar as pessoas que estão em situação de rua até na questão do combate ao desperdício de alimento, além da promoção de políticas públicas que desenvolvam a agricultura familiar. Desta forma, fomos até o Norte de Minas Gerais e conversamos com famílias que vivem da agricultura familiar e, com o excedente, é possível fazer uma renda extra, vendendo em feiras comunitárias o que elas mesmas produzem.”

Ficha técnica:
Auxiliar: Luis Henrique
Cinegrafista: João Eder
Produção: Idalina Miranda

“Arquivo A”, quinta-feira, às 22h

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo