O programa Qualifica São José recebeu quase o dobro de inscrições para o curso gratuito de Inglês Básico, mas todos os interessados serão matriculados.
Foram oferecidas 600 vagas para o curso, mas a Prefeitura de São José recebeu um total de 1.162 inscrições, encerradas na última quarta-feira (22).
De acordo com o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que vai ministrar o curso, todos os alunos serão matriculados e atendidos.
O curso de Inglês Básico, que tem duração de 30 horas, começa na próxima terça-feira (2) na modalidade EaD (Ensino a Distância). No final, é emitido certificado de conclusão reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).
Outras 600 vagas foram oferecidas para o curso Qualificação do Bem Receber.
As duas disciplinas fazem parte de uma grade que prevê a realização de um total de quatro cursos voltados para pessoas que tenham interesse em trabalhar no Space Studies Program, o maior evento de estudos espaciais do mundo.
O SSP23 será realizado entre os dias 26 de junho a 25 de agosto em São José dos Campos.
Novas oportunidades
Também está prevista a realização dos cursos de Inglês Instrumental Intermediário voltado à Hospitalidade e Agente Receptivo para Turismo Local, que complementam a grade voltada ao SSP. Foram disponibilizadas 600 vagas para cada um dos cursos.
Para o curso de Inglês Intermediário as inscrições podem ser feitas a partir da próxima terça-feira (28). Já o curso de Agente Receptivo, começa a receber as inscrições em 28 de março.
Os cursos são gratuitos e serão ministrados pelo Cephas. A realização dos cursos também tem o apoio do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares) e do Destination SJC.
Expansão
O programa Qualifica São José é uma iniciativa da Prefeitura para ajudar as pessoas que queiram empreender ou se recolocar no mercado de trabalho. Em 2022, foram oferecidas mais de 27 mil vagas em dezenas de cursos de qualificação em várias áreas de conhecimento.
Para este ano, a expectativa é de aumentar ainda mais a oferta de vagas.
A preparação de mão de obra para o evento é uma das várias iniciativas da Prefeitura de São José dos Campos para receber o SSP23 na cidade. Em 35 anos de existência, será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil e a segunda vez na América Latina.
Durante as nove semanas do evento, deverão circular pela cidade mais de 500 pessoas de 50 países diferentes.
Além da Prefeitura, participam da organização do SSP23 o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e Força Aérea Brasileira.