A cidade de Taubaté receberá nesta sexta e sábado curso inédito de nado artístico (chamado de nado sincronizado antigamente), modalidade olímpica que é uma mistura de natação, ginástica e dança.
A capacitação é oferecida pelo Instituto Inspiração Paradesportiva (Inspara) e faz parte do projeto Experiência Inspara, realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte federal, com patrocínio da Bayer Brasil.
Com parceria da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida do município, o curso será realizado na APARTE (Associação dos Paraplégicos de Taubaté) nos dias 10 e 11 de março, das 8h às 18h e é aberto a todos os profissionais e estudantes de educação física interessados. Todos professores do programa Comum-unidade em Ação participarão da capacitação, para que depois a modalidade seja oferecida no programa para a população taubateana.
Durante o curso também será realizada uma vivência da modalidade aberta a população, com a participação das professoras e atletas do Inspara. Será no sábado às 14 horas, e qualquer pessoas que saiba nadar em piscina funda poderá participar.
O Inspara é a primeira organização da sociedade civil que incentiva e promove a participação de pessoas com deficiência no nado artístico. Tem como objetivo promover autoestima, pertencimento e saúde, para pessoas com deficiência, em direção a uma sociedade que respeita a diversidade.
O Comum-unidade em Ação é o programa social da prefeitura de Taubaté que visa a promoção de atividades físicas e esportivas.
É pautado em valores éticos e morais como a empatia e o respeito, oportuniza a melhora da qualidade de vida e o pertencimento social. Com oferecimento de mais de 20 modalidades, atende desde crianças até idosos em diversos locais de todas as regiões do município.
A Lei de Incentivo ao Esporte permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional.
Com a união do governo, empresas e entidades esportivas, é um dos principais instrumentos de desenvolvimento do esporte no país.