publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Calçados básicos ganham destaque no Outono/Inverno em 2023

Coturnos, tênis, scarpins e sapatilhas estão em alta e não perdem espaço com o fim da estação

Calçados em verniz terão destaque neste inverno. Foto: Divulgação

O mês de março chegou e com ele as vitrines das lojas passam a ser ocupadas pelas coleções Outono/Inverno 2023. No universo dos calçados, a moda está se voltando novamente para os modelos mais básicos e atemporais.

Coturnos, tênis, scarpins e sapatilhas são alguns dos itens que marcam o espírito da coleção deste ano, explica a gerente de Estilo da rede Humanitarian Calçados, Aressa Bruno.

“Depois do período mais grave da pandemia, nós tivemos um momento de euforia que se refletiu na moda. Vimos um inverno supercolorido, algo que até então não havia acontecido, e um verão com uma cartela de cores vibrante e saturada, diversas tendências. Passada essa euforia, a moda está se voltando para modelos mais básicos, itens que sejam atemporais e não fiquem datados ou presos aos visuais do Outono/Inverno”, explica Aressa.

O modelo de coturno mais pesado, com solado robusto e tratorado, por exemplo, já é um sucesso desde o inverno passado. Neste ano, as versões femininas aparecem em verniz, com correntes e lurex em recortes, complementando diferentes opções de looks. Nas linhas masculinas, o coturno vem com um apelo despojado, sendo ideal para usar com calças jeans e camisas casuais.

Tênis com estética skate retrô
Queridos pelas mulheres há várias coleções, os tênis skate retrô seguem em alta. Agora eles aparecem com tons neutros mais terrosos e toques de metalizados, além dos modelos totalmente brancos.
“Esses modelos seguem também como a principal tendência para os homens no momento. São tênis inspirados pelo universo do skate, com cabedais bem recortados. As solas mais robustas são vistas em diversas marcas e são os modelos mais queridos entre os influenciadores masculinos, por exemplo. Esse é o momento dos tênis”, destaca o coordenador de Estilo da Humanitarian, Lucas Virgílio.

Base da coleção é construída com tons neutros, como o preto e o off white, até os tons terrosos. (Foto: Divulgação)

Para os homens mais básicos, os tênis casuais, fáceis de combinar em qualquer situação, são essenciais e permanecem como uma opção na temporada, lembra Lucas. Destaque para os modelos em couro, com visual minimalista.

Scarpins e a volta das sapatilhas
Esse movimento com modelos atemporais e de retorno dos clássicos é ilustrado com os scarpins, afirma a estilista Deborah Zampini, que desenvolve calçados e acessórios na Humanitarian. “Os scarpins já estão presentes no armário das brasileiras. Nesta coleção, eles voltam a ter protagonismo”, ressalta.

Deborah cita ainda outro clássico que está voltando com força nos looks compartilhados em redes sociais: a sapatilha.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Por muitos anos quase esquecida na moda, a sapatilha começa a retornar agora como desejo de consumo. Ela saturou, deu lugar principalmente aos tênis, mas agora vai retomando seu espaço, com essa tendência de itens mais clássicos e neutros no guarda-roupas”, explica.

As novidades da coleção
Mesmo tendo como uma das principais tendências a volta dos modelos atemporais, a coleção Outono/Inverno de 2023 também traz algumas novidades. Aressa destaca as botas Western, também chamadas de Country.
“Essa bota já vem aparecendo há pelo menos duas temporadas, principalmente entre as influenciadoras mais antenadas, e promete ser a bota do momento neste inverno. Das maiores grifes às marcas mais populares, é uma tendência que pegou de vez agora”, acredita a gerente de Estilo da Humanitarian.

Western em tons metalizados são tendências indicadas pelo time de Estilo da Humanitarian para esta temporada. (Foto: Divulgação)

Com aparência mais pesada, solados tratorados e apliques em metal, os loafers são a grande aposta da temporada. Inspirado no armário masculino, esse modelo traz o conforto necessário para o dia a dia.
“O uso do loafer com meias soquete nos mais diversos acabamentos, como arrastão, lurex ou fio 20, muda completamente a cara do modelo, trazendo diversas possibilidades de combinação”, afirma Aressa.

Outro modelo repaginado nesta coleção é a sandália fisherman. Sucesso desde o verão, elas são importantes na transição entre as estações. O uso com meias vem como novidade nos dias de temperatura mais baixa.

A Humanitarian Calçados

Fundada em 1980, a rede Humanitarian Calçados tem 50 lojas, atuando em 25 cidades distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A empresa se destaca entre as cinco maiores do segmento no Brasil.

Especialista em calçados, a Humanitarian comercializa as principais marcas do setor e mantém um intenso relacionamento com a indústria, o que garante as melhores ofertas aos clientes. A rede também desenvolve produtos internamente, comercializando linhas exclusivas de calçados.

Botão Voltar ao topo