Nesta quinta-feira (16/3), às 22h30, o “Arquivo A” traz uma bela e cultural reportagem. A produção percorrerá diferentes pontos históricos do Rio de Janeiro até chegar ao Museu Nacional.
Está em foco no programa da TV Aparecida o incêndio, que em 2018 destruiu grande parte do acervo do palacete, localizado na Quinta da Boa Vista, subúrbio carioca, bem como o andamento de sua reconstrução.
A repórter Caroline Corrêa visitou pontos históricos da Cidade Maravilhosa, mostrando que as belezas locais não se restringem às belas praias, o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, além das constantes manifestações musicais. Na mesma medida de sua beleza está a riqueza cultural que o Rio de Janeiro dispõe.
Entre os lugares percorridos pela produção está a Praça da República, mais conhecida como Campo de Santana, marco de importantes acontecimentos de nossa Nação, tais como a aclamação do Rei de Portugal e de Pedro I, a coroação de Dom Pedro II e o baile de celebração da abolição da escravatura e Proclamação da República.
A reportagem ainda mostra que hoje, onde é o Museu da Casa da Moeda, foi também o Museu Real, que futuramente viria a ser o Museu Nacional. E que, para tristeza dos brasileiros – após 126 anos da criação do Museu Nacional – uma tragédia marcaria as páginas da história do prédio da Quinta da Boa Vista.
Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, no dia 2 de setembro de 2018.
O “Arquivo A” também foi conferir o andamento das obras de restauração do prédio, iniciadas há quatro anos.
A equipe de reportagem foi convidada a percorrer o interior dos quatro blocos do complexo principal para ver os danos e os detalhes da recuperação do prédio e de partes do acervo, tendo como guia Alexander Kellner, diretor do museu.
O fogo consumiu cerca de 85% das peças que estavam expostas pelos quatro blocos.