O Conselho do Meio Ambiente de Jacareí, com apoio da Prefeitura, realizou reunião ordinária na terça-feira (14), na Câmara Municipal, para detalhar, debater e aprovar o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA).
No encontro, aberto ao público e com a presença de representantes da sociedade civil, vereadores, instituições e autoridades, o projeto, desenvolvido em parceria entre Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, Instituto Suinã e SOS Mata Atlântica, foi devidamente acolhido.
“É um compromisso com Jacareí identificar as fragilidades, definir os trechos que devem ser recuperados e aqueles que devemos preservar.
Fazer este encontro de forma pública, com ampla divulgação, é trazer toda a sociedade para o debate, com transparência e credibilidade”, explica Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí e Presidenta do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Para ampliar as conversas e dirimir quaisquer dúvidas, foi disponibilizado um protocolo de manifestação para todos os presentes. Desta forma, dúvidas e sugestões ficaram organizadas e, com a explanação do PMMA, houve votação e aprovação por unanimidade pelo Conselho.
“A aprovação do PMMA é uma grande conquista para Jacareí. Essa importante política pública contribui para a conservação de remanescentes florestais no município e a recuperação da mata em áreas prioritárias.
Com essa ferramenta, a gestão pública planeja melhor seu território e alia o desenvolvimento à conservação”, detalha Fernanda Scalambrino, diretora institucional do Instituto Suinã.
A Prefeitura de Jacareí já vem realizando uma série de ações que reforçam o cuidado com o meio ambiente.
O convênio com o Corredor Ecológico; as milhares de mudas plantadas por todo o município; o Plano de Arborização Urbana; o Censo Arbóreo e diversas outras medidas confirmam estes compromissos.
Agora, direcionando energia também para a área florestal, Jacareí expande estas ações. “Jacareí vem ampliando sensivelmente sua cobertura florestal. Em 2010, o índice era de 13%. Em 2020, chegou aos 18%. Em 2022, já passava de 20% e vamos crescer cada vez mais”, encerra Claude Mary, citando dados oficiais de inventários florestais, do Instituto Florestal.
Agora, o Plano Municipal da Mata Atlântica será encaminhado como Projeto de Lei para a Câmara, para ser apreciado pelo legislativo e, consequentemente, se tornar lei no município.
Sobre o “Planos da Mata”
A Fundação SOS Mata Atlântica e Suzano Celulose são parceiras no projeto “Planos da Mata”, iniciativa que visa fortalecer a governança dos municípios para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica, aliando desenvolvimento econômico e social, por meio da elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica.
O objetivo central deste PMMA é a conservação e restauração da Mata Atlântica de Jacareí, buscando integrar diferentes ações, como:
Educação Ambiental; revisão de ferramentas de gestão para implantar ações de fiscalização e monitoramento específicos; técnicas de agricultura conjugadas à conservação ambiental; incentivos financeiros para a conservação, proteção e restauração de ambientes naturais e visando também o aumento da resiliência do município frente às mudanças do clima.