publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Justino é campeão do Pan de Maratona e Mirela leva o bronze

Os pernambucanos da APA, de Petrolina (PE), defenderam bem a seleção brasileira em Caracas, na Venezuela

Marciano, Mirela e Justino
(Foto: Divulgação/CBAt)

Os pernambucanos Justino Pedro da Silva e Mirela Saturnino de Andrade, ambos da APA-Petrolina (PE), representaram bem o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Maratona disputado neste domingo (19/3), por ruas e avenidas de Caracas e região metropolitana, na Venezuela.

Justino foi o campeão da prova masculina da 42K CAF Caracas 2023 com 2:16.15 e Mirela conquistou a terceira colocação entre as mulheres com 2:42.17.

A prova de 42,195 Km teve largada no Parque Los Caobos e o pernambucano Justino Pedro da Silva correu sempre no pelotão da frente até abrir vantagem no km 36 e liderar para a vitória.

A prova masculina teve a participação de 26 atletas de 11 países, uma temperatura média de 18 graus, com 80% de umidade e numa altitude de 900 metros acima do nível do mar.

“Foi uma prova muito boa. Eu corri com cautela porque todos os que estavam ali tem resultados expressivos.

A partir dos 36 eu decidi sair e ataquei na hora certa. Pensei em muitas coisas, na minha família, no Brasil todo assistindo, algumas vezes senti dor, mas consegui superar”, disse Justino, de 37 anos.

“Eu não estava 100%, mas decidi vir. Há uma mês corri a Maratona de Sevilha, com a melhor marca da minha vida – 2:12.38 – e ainda não estava totalmente recuperado, mas por ser uma convocação para a seleção brasileira, para representar o Brasil eu quis vir e deu tudo certo”, acrescentou, acompanhado do treinador Marciano Pereira Barros, também integrante da equipe do sertão pernambucano, que acompanhou os atletas na competição.

“Estou muito feliz pelo resultado e pelo sonho realizado aos 37 anos de representar o Brasil numa competição. Gratidão é a palavra”, acrescentou Justino.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Justino disse que vai tentar o tricampeonato na Maratona do Rio, em junho, e depois se dedicar a conseguir índice para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O segundo colocado na prova masculina foi Derlys Ayala, do Paraguai, com 2:16:28, e o terceiro Pedro Luiz Gómez, da Argentina, com 2:16:51.

Mirela cruzou a linha de chegada exausta e precisou de minutos para se recuperar do esforço – não conseguiu dar entrevista logo após cruzar em terceiro. A prova foi vencida pela venezuelana Magaly Garcia (2:36.06), com a peruana Rocio Cantara em segundo (2:37:19).

Botão Voltar ao topo