Em comemoração à Semana da Água, a Prefeitura de São José dos Campos preparou uma série de eventos e atividades educativas para a cidade, incluindo apresentação de novos programas, reinauguração do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, oficina de reciclagem, soltura de peixes e plantios de árvores.
Abertura
A programação tem início nesta quarta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água, no Parque Takeo Kacuta (Viela Rubens Santos – Jardim Santa Júlia).
A partir das 9h30, haverá plantio de árvores e soltura de peixes no lago do Santa Júlia, que também passará a integrar o Programa Revitalização de Nascentes, visando realizar um trabalho de proteção e conservação de nascentes localizadas em áreas públicas urbanas, em parceria com a comunidade local, instituições e empresas.
No mesmo dia também será plantado um pomar de árvores frutíferas, nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, na rua Joaquim Benedito da Costa, 274 – Jardim Terras do Sul.
Oficina de reciclagem
Para quinta-feira (23), o ECO PEV do Urbanova (Avenida Dr. Dilson Lara, 80 – Residencial Montserrat) promove, às 14h, uma oficina de reciclagem para descarte correto com o tema “Plástico Zero no Oceano”.
Através da prática de Upcycling, que permite uma reutilização criativa de produtos na criação de novos produtos, a oficina ensina a transformar resíduos plásticos, como garrafas de produtos de
limpeza, higiene e alimentícios, em peças de Ecobijuterias fáceis de confeccionar, ressignificando o descarte em arte.
Arborização
Já na sexta-feira (24), às 9h, será lançado o novo Plano Municipal de Arborização Urbana aliado ao Projeto de Educação Ambiental, que abrange todas as ações relacionadas à gestão e operacionalização da arborização urbana municipal, incluindo os serviços de avaliação de árvores, plantio, poda, irrigação, supressão, retirada de raízes e replantio, visando a manutenção do patrimônio arbóreo da cidade.
A cerimônia será realizada no auditório do 7º andar do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123 – Centro), onde também haverá assinatura de adoção ao Programa Nossa Nascente pelos clubes Rotary de São José dos Campos.
O programa é destinado ao estabelecimento de parcerias para a preservação ambiental e paisagística de áreas públicas em regime de colaboração com os particulares e dá outras providências.
Simultaneamente à apresentação, 100 mudas serão plantadas na sede da Sociedade Vale-paraibana de Cães Pastores Alemães (SVCPA), localizada na Rua Santarém, 724 – Parque Industrial.
Reinauguração do PNMAR
O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR) também será oficialmente reinaugurado nesta sexta-feira, às 10h.
Os agendamentos de visitação estavam suspensos para obras gerais de infraestrutura, como sistema de saneamento e melhorias nos alojamentos para pesquisadores.
Com aproximadamente 243 hectares de vegetação, o parque é uma das principais Unidades de Conservação de Proteção Integral do Município, protegendo o bioma Mata Atlântica e fauna silvestre abundante com várias espécies endêmicas e ameaçadas.
O PNMAR também oferece oportunidade de recreação, educação ambiental e realização de pesquisas científicas, além da melhoria da qualidade de vida de moradores do entorno e visitantes.
Conta, ainda, com patrimônio histórico preservado: primeiro sistema de captação, tratamento e abastecimento público municipal auxiliando na manutenção da biodiversidade local e regional.
A sede do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi está localizada na Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva (SJC-338), nº 1000 – Bairro Costinha.
Biodigestor
Ainda na sexta, às 11h30, o Paço Municipal irá receber um biodigestor, sistema de gestão que transforma os resíduos sólidos orgânicos (restos de alimentos, cascas de ovos e de vegetais, dejetos animais, entre outros), em biogás, energia renovável que é canalizado para uso na cozinha.
O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi também receberá o mesmo equipamento em sua reinauguração.
Entre os benefícios do projeto, está a gestão sustentável dos resíduos orgânicos, evitando a contaminação ambiental do solo ou dos lençóis freáticos e minimizando a quantidade de material destinado às estações de tratamento de esgoto. Cada equipamento evita a emissão de cerca de 6 toneladas de gases de efeito estufa por ano.
Além disso, o sistema traz economia, tanto na geração do biogás para a cozinha quanto na destinação correta dos resíduos orgânicos, o que evita o custo com remediação de áreas contaminadas.
São equipamentos que impactam positivamente nos indicadores de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis, caso de São José dos Campos.
Com a tecnologia do biogás, o processo microbiológico faz com que as bactérias anaeróbicas, presentes no biodigestor, realizem a gestão correta e sustentável das fezes dos animais. Isso reduz a necessidade do uso de sacos plásticos para recolher os resíduos, diminui a possibilidade de contaminação, elimina odores e gera energia renovável.
Biodigestor já instalado no Centro de Controle de Zoonoses | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Não para por aí!
A programação da Semana da Água segue na próxima semana, com solturas de peixes na segunda-feira (27) nos Centros Comunitários dos bairros Jardim Interlagos e Alto da Ponte, a partir das 9h.
E na terça-feira (28), a programação se encerra com HTC do Programa Revitalização de Nascentes no Cefe (Centro de Formação do Educador) às 14h.