Neste sábado, dia 25 de março, São Paulo vai ser a primeira cidade do Brasil a sediar um E-Prix de Fórmula E, campeonato mundial de carros 100% elétricos, e, como parte de seu compromisso com a mobilidade elétrica, a Nissan estará com sua equipe nas pistas e também presente em diferentes ações da corrida.
A única marca japonesa na categoria vai, inclusive, eletrificar com um LEAF uma pista de automobilismo de fenda – slot cars ou, como é mais conhecido no Brasil, autorama – que ficará na Fan Village, a área de entretenimento montada ao lado da pista.
A Nissan participa da Fórmula E desde a 5º temporada (2018/2019) e na atual, a 9ª da categoria, estreia os carros de Geração 3 (Gen3), que tem um motor em cada eixo, somando 600kW de potência.
Com isso, o monoposto pode superar os 320 km/h. Os carros da Nissan trazem em sua pintura referências da Sakura (cerejeira), reforçando o seu DNA japonês. Eles são pilotados pelo franco-argentino Sacha Fenestraz e pelo francês Norman Nato.
Do lado de fora das pistas do circuito de rua, que passará pelo Sambódromo de São Paulo, o público que for na corrida também poderá dirigir bólidos elétricos. No caso, carrinhos especialmente feitos para competirem em uma pista de autorama no estande da Nissan, que ficará na Fan Village.
Quem quiser pilotar os pequenos modelos, e disputar prêmios exclusivos, poderá se inscrever diretamente no estande. E a diversão será garantida por uma tecnologia inovadora: toda a energia será fornecida por um Nissan LEAF, ícone mundial da eletrificação e que já teve mais de 1.000 unidades comercializadas no Brasil.
O LEAF mostra no evento sua capacidade única de recarga bidirecional, que permite “carregar” a energia de volta para a rede, por meio da tecnologia V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para aparelhos elétricos, com a tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo). Assim, o veículo serve para armazenar e gerar energia como uma espécie de bateria sobre rodas.
Da mesma maneira que está sendo usada para fornecer energia para a pista de automobilismo de fenda, a capacidade bidirecional do Nissan LEAF permite que a carga de suas baterias seja utilizada para “abastecer” outros tipos de aparelhos, independentemente da existência ou não de rede elétrica, ou mesmo residências e imóveis comerciais.
Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. E, ainda, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede. A Nissan já aplica o sistema no Japão e na Europa.
Nesta corrida pioneira no Brasil, a Nissan vai, ainda, ceder veículos para serem usados pela organização durante os dias de montagem, treinos e corrida.
Assim, a marca reforça, mais uma vez, que está indo além de comercializar carro elétricos no Brasil, busca contribuir para consolidar a cultura da mobilidade elétrica e a expandir o conhecimento tecnológico no país.
Nissan LEAF 2023
A linha 2023 do 100% elétrico da Nissan diferencia-se da anterior pela aparência frontal, que inclui novos formato de grade e para-choque dianteiro.
O estilo dos faróis também foi revisto e agora conta com acabamento interno preto (anteriormente era cromado).
As rodas de liga leve aro 17 de cinco raios trazem novo design, ousado e agressivo. O modelo também estreia o novo logotipo da Nissan, posicionado na grade dianteira, na tampa do porta-malas, no centro das rodas e no volante.
Para aumentar o conforto, o Nissan LEAF ganhou um sistema de áudio Bose, marca premium de som automotivo.
Outra novidade é o retrovisor interno inteligente, que usa câmeras para reproduzir as imagens da traseira do veículo no retrovisor interno com tela de LCD. Desta forma vista pelo motorista, a imagem é nítida, sem pontos cegos ou interferência dos apoios de cabeça do banco traseiro, por exemplo.
O sistema de recarga localizado na parte frontal do veículo também é novo. Além da ChadeMo, para carga rápida, o Nissan LEAF vem agora com entrada tipo 2, o padrão europeu, de sete pinos, mais comum nos pontos de recarga no Brasil.
O Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta, por exemplo, com o inovador e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.
Com um moderno e-powertrain, o LEAF oferece grande eficiência energética por meio baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece um desempenho estimulante ao entregar potência equivalente a 150 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm. É desempenho com emissão zero.
Já para garantir a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse escudo inteligente de segurança integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria.
Com a aquisição da escuderia e.dams em abril de 2022, a Nissan assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Norman Nato e Sacha Fenestraz serão os pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados.
A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.