O Comando de Aviação do Exército celebrou o Dia da Aviação, em uma homenagem ao patrono capitão Ricardo João Kirk (1874–1915). A cerimônia militar foi realizada no hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté (SP), onde o general Carvalho Lima, comandante do CAvEx, recebeu dentre outras autoridades, os ministros do Superior Tribunal Militar, general de Exército Marco Antônio Farias e general de Exército Lourival Carvalho Silva, o comandante Interino do Comando Militar do Sudeste (CMSE), General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, antigos comandantes da Aviação, além de autoridades civis e militares e convidados.
A data escolhida é uma homenagem ao dia de nascimento do capitão Ricardo João Kirk, instituído patrono da Aviação do Exército através de portaria de 21 de dezembro de 2021. A mesma portaria também definiu o dia 23 de março, data de nascimento do patrono, como o Dia da Aviação do Exército.
Logo após a entrada e apresentação da tropa, houve o toque de presença de ex-combatente da FEB, em homenagem ao primeiro-tenente Florentino Zandonadi, que completou 100 anos no último dia 3 de fevereiro e prestigiou o evento em Taubaté. Dando sequência, os militares cantaram a Canção do Exército, e logo após, foi prestada continência ao patrono da Aviação.
Durante o evento foram entregues as medalhas Mérito da Aviação do Exército. A honraria foi criada em maio de 2022 para premiar os militares aeronavegantes do Exército Brasileiro, da ativa ou da reserva, que tenham se destacado pelo excelente desempenho funcional. Cerca de 200 militares foram agraciados com as medalhas bronze, prata e ouro.
Também foram entregues uma lembrança para militares da Aviação do Exército que participaram da Missão de Observadores Militares do Equador – Peru (MOMEP), criada em 10 de março de 1995, e que consolidou a imagem do Brasil como uma Nação apreciadora da paz e confiante em seus meios diplomáticos.
O comandante da Aviação e o ministro Marco Antônio Farias falaram ao final da cerimônia, antes da tropa romper a marcha cantando trechos de Cisne Branco e Hino dos Aviadores, numa homenagem à Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira pela colaboração no desenvolvimento da aviação do Exército.
O comandante Interino do Comando Militar do Sudeste (CMSE), General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, destacou o trabalho, a evolução e a importância da Aviação do Exército Brasileiro. (vídeo)O antigo comandante da Aviação e ministro do STM, general de Exército Lourival Carvalho Silva, também comentou sobre a história e a importância da Aviação. (vídeo)
O pioneirismo do capitão Ricardo Kirk foi enfatizado pelo comandante da Aviação, general Carvalho Lima, que também destacou o trabalho atual no apoio a população indígena no Amazonas, e recentemente, e em São Sebastião. (vídeo)
A cerimônia em Taubaté foi encerrada com o desfile da tropa.
Ricardo Kirk
Ricardo João Kirk nasceu em 23 de março de 1874, na cidade de Campos dos Goitacazes-RJ. Iniciou a carreira militar em julho de 1891, aos 17 anos de idade, quando ingressou como voluntário no 10º Batalhão de Infantaria, na condição de soldado. Mercê de seu esforço e dedicação, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha e seguiu carreira militar.Já piloto, em 1915, durante a Campanha do Contestado o então, Tenente Aviador Ricardo Kirk, Diretor da Escola de Aviação e Comandante do Destacamento de Aviação, faleceu nesta campanha em 1º de março de 1915 , em uma missão de reconhecimento aéreo onde hoje está localizado o município de General Carneiro-PR. Em reconhecimento pelo seu pioneirismo e inúmeros feitos, o Ten Kirk foi promovido “post mortem” ao posto de Capitão.