Por meio da campanha “Leão Amigo da Criança”, 10 projetos sociais de entidades do município receberão neste ano recursos no valor de 80 mil reais para o desenvolvimento, execução ou ampliação de seus projetos voltados para a criança e o adolescente.
Lançado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Prefeitura de Taubaté, a campanha “Leão Amigo da Criança” incentiva e orienta anualmente o contribuinte a fazer, no ato da declaração do Imposto de Renda, uma doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Essa doação, conhecida como “Imposto Solidário”, contribui em todos os anos para a execução de cerca de 10 projetos sociais voltados para crianças e adolescentes de Taubaté desenvolvidos pelas organizações parceiras.
Neste ano R$ 800 mil arrecadados pela campanha vão contemplar 10 projetos sociais, com o valor de R$ 80 mil cada, para um período de execução de 12 meses. São eles:
Entidade Filantrópica Projeto Esperança São Pedro Apóstolo, projetos “V.I.D.A viver, interagir, dividir e aprender” e “projeto interação ritmo e dança”;
Associação para Síndrome de Down de Taubaté – ASSID, projeto “Inclusão com amor”;
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, projeto “Promoção Cultural”;
Associação Projeto Esperança Criança e Família Projeto HAPET, projeto “Grêmio Geração Transformadora” e projeto “Clube das emoções e sentimentos”;
Serviço de Proteção a criança – Casa da Criança Ondina Amadei Beringhs, projeto “Acolhimento de gestantes e recém nascidos” e projeto “Do peito ao prato”;
Associação Beneficente Vida Nova, projeto “Orquestra Jovem Vida Nova”;
Instituto Brasileiro de Apoio a Pesquisa e Estudo da Música – IBRAPEM, projeto “Música e Cidadania”.
Como contribuir
As empresas podem contribuir para o Fundo da Criança com até 1% do Imposto de Renda devido; e as pessoas físicas, com até 3% no momento da declaração.
Para fazer este repasse do percentual o contribuinte deve acessar a ficha “Doações”, selecionar o “Fundo do Estatuto da Criança e do Adolescente” e em seguida optar pela esfera de atuação municipal.
O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023 teve início no dia 15 de março e se estende até 31 de maio. Dessa forma as doações para o “Imposto Solidário” podem ser realizadas neste mesmo período.
Essa ação não gera nenhum custo extra ao contribuinte.