“Protagonismo Juvenil” forma agentes multiplicadores da saúde em Taubaté

(Foto: Divulgação/PMT)

Alunos do 6º ao 8º anos da EMEFM Vereador França, no bairro Esplanada Santa Terezinha foram escolhidos pela Secretaria de Saúde de Taubaté para iniciarem projeto piloto “Protagonismo Juvenil”.

O projeto conta com equipe formada por nutricionista, enfermeiro, assistente social e escriturário, por intermédio do Núcleo de Desenvolvimento e Educação em Saúde – Inova, e tem como objetivo formar jovens agentes multiplicadores da saúde nas escolas e bairros, por meio de capacitações que contam também com a participação dos pais de alunos.

A formação extra curricular proposta está baseada em três pilares – escuta, empatia e responsabilidade – e apresenta para os jovens as profissões da área da saúde que promovem qualidade de vida.

A grade curricular conta com os temas: Saúde Pública e Profissões na Saúde; Nutrição e Alimentos Saudáveis; Alimentação para Gestante e Amamentação; Empreendedorismo; Primeiros Socorros; Benefícios da boa alimentação; Doenças Crônicas; Como ser um multiplicador da saúde; Benefícios do Esporte e Humanização.

As aulas são ministradas semanalmente, com 3 horas de duração em um período de 6 meses. Há um limite de 40 alunos por turma, que se apresentam de forma voluntária e passam por uma seletiva, com critérios que consideram: se a família recebe Auxílio Brasil, quantidade de moradores na casa, frequência nas aulas e notas do ano anterior.

Após a formatura, em agosto de 2023, os alunos receberão certificados e, junto com os agentes de saúde, irão desenvolver ações para a população, dentro e fora da escola.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Eles irão também conhecer as escolas técnicas municipais e particulares da cidade, serão apresentados aos cursos da área da Saúde, conhecer o processo de bolsa de estudos e com os alunos dos cursos irão participar de ações voltadas à população.

No ano seguinte, os alunos do 9º ano se tornam Jovens Trainee, contribuindo para a formação de novos agentes e incentivando a inscrição dos adolescentes do 8º ano no projeto.

Botão Voltar ao topo