O tour do troféu da Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália Nova Zelândia 2023 pelo Rio de Janeiro teve início nesta quarta-feira (29). Pela manhã, a taça foi exibida no Santuário Cristo Redentor.
O evento contou com ícones do futebol feminino como Formiga, Aline Pellegrino, técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, o Secretário Geral da CBF, Alcino Reis, a Gerente de Seleções Femininas, Ana Lorena Marche, além dos embaixadores no Brasil da Austrália, Sophie Davies, e da Nova Zelândia, Richard Pendergast.
Às 6h30, o troféu mais desejada pelas seleções nacionais já estava a postos em evento para a imprensa brasileira. Às 7h30, quando o Santuário Cristo Redentor abriu para o público, os visitante também puderam registrar a passagem da taça.
Representantes do seleto grupo de FIFA Legends, Formiga e Aline Pellegrino, destacaram a emoção de ver o troféu sendo exibido em um dos maiores cartões postais do mundo.
“Ver a taça aqui é um turbilhão de emoções. Já estive tão próxima dela quando fomos vice-campeãs e, hoje, estar ao lado é sensacional, é uma realização de um sonho. Fico muito alegre em saber que o trabalho desenvolvido lá atrás está tendo reconhecimento agora”, ressaltou Formiga.
“É uma honra imensa ter sido convidada para esse momento único. Tive a oportunidade de jogar a Copa do Mundo de 2007 e 2011, e olhar um pouco para trás e ver o quanto as coisas estão caminhando agora é incrível. É uma grande vitória quando a gente recebe a taça da Copa do Mundo em um dos maiores pontos turísticos do mundo, o nosso Cristo Redentor”, falou Aline Pellegrino.
Treinadora da Seleção Feminina, Pia Sundhage comandará o Brasil na busca do título inédito. Estar próximo da taça é mais uma motivo para idealizar a busca pela tão sonhada estrela.
“É muito emocionante porque estamos ansiosos para chegar a Copa do Mundo, é um sonho. É como algo que todo mundo quer alcançar, ser a melhor.
O troféu é apenas um lembrete de que todos os dias você pode fazer um pouco diferente, um pouco mais e assim por diante. É ótimo ter um sonho e é isso que está acontecendo aqui e agora”, disse Pia Sundhage.
Secretário Geral da CBF, Alcino Reis, destacou como a presença do troféu no país reforça o interesse do Brasil em receber a edição da Copa do Mundo Feminina de 2027.
“Essa taça traz pra gente um simbolismo muito grande. Primeiro que é de um evento esportivo amado em todo o país, uma modalidade que tem crescido muito no país e no mundo.
Essa será a maior Copa do Mundo da história do futebol feminino e as nossas pretensões são grandes. Nós queremos ser campeões da e vai marcar nossa presença como país candidato a sede da próxima Copa do Mundo”, disse.
À tarde, visando inspirar as novas gerações, meninas do projeto social “Daminhas da Bola” serão recebidas no campo da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) para viver uma experiência muito especial: “Um dia de Seleção Feminina”.
As atletas participarão de uma sessão de treinamentos com a comissão técnica da Seleção Feminina Sub-20, sob o comando do técnico Jonas Urias e a auxiliar-técnica Bia Vaz.