A Semana Santa se aproxima e, em preparação para a Páscoa de Cristo, o Santuário Nacional promove, pela primeira vez, a apresentação do Auto da Paixão. A encenação ocorre em três datas: 4, 5 e 7 de abril, sempre às 19h30, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, situado no complexo de acolhida da Basílica de Aparecida (SP).
O espetáculo teatral promete complementar a experiência de fé dos devotos em uma narrativa com 21 cenas, cerca de 1h30 de duração. O roteiro, baseado no Evangelho de São João, foi escrito há três anos. Porém, devido a restrições impostas pela pandemia de Covid-19, somente agora pode ser executado.
“A gente se preparou para fazer esse espetáculo em 2020, mas veio a pandemia e tivemos que parar. Agora, no final de 2022, fizemos uma revisão no roteiro, acrescentamos músicas e uma parte inicial com a vida pública de Jesus, para apresentar Jesus àqueles que não estão tão familiarizados”, explica o roteirista e diretor do Auto da Paixão, Romulo Barros.
Os trabalhos de preparação se intensificaram nos últimos três meses, com os aspectos técnicos para viabilidade da peça. No início de fevereiro, começaram os ensaios e, em março, a montagem da cenografia no Centro de Eventos. Além do palco fixo do espaço, o espetáculo irá contar com vários avanços de palco, inclusive em meio ao público, proporcionando mais interação com a peça.
“É um palco gigantesco. A gente tem o palácio do governo romano, para Pilatos. A gente tem uma área que é o templo dos sumos sacerdotes, outra de casas contextualizando a época. E, inclusive, um mini palco no meio das pessoas. Teremos público na arena e nas arquibancadas, quem estiver na arena vai poder interagir com a cena”, destaca o diretor do evento.
Cerca de 110 pessoas, divididas entre elenco, figurino, cenografia e equipe técnica, estarão diretamente envolvidas em cada apresentação. “A gente tem 60 pessoas no elenco que o público vai ver, mas temos em torno de umas 50 pessoas nos bastidores disso tudo, para fazer acontecer”, ressalta Barros.
O evento será gratuito, com entrada solidária de 1kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar. Um dos objetivos é que, além de fazer memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, a encenação se torne tradição no Santuário Nacional, como reforça o diretor do Auto da Paixão.
“Nós queremos que o Auto da Paixão se torne tradição no Santuário Nacional. Que as pessoas vivenciem este momento conosco, se emocionem, vejam e aprendam, porque também faz parte da nossa missão catequizar. E, pessoalmente, penso que a evangelização por meio da arte, chega a mais corações”.
A programação completa da Semana Santa no Santuário Nacional está disponível em a12.com/semanasanta.