A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participou, nesta segunda-feira, 10, de uma reunião com a Comissão Legislativa de Gauteng, da África do Sul, e com membros de algumas secretarias do estado. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, no Morumbi.
Liderados pelo secretário Executivo de Negócios Internacionais, o embaixador Affonso Massot; a reunião contou com a presença da secretária Executiva da Setur-SP, Luciane Leite; o chefe de gabinete, Daniel Scheiblich e o assessor de Relações Internacionais, Franco Reinaudo, ambos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; o subsecretário de Negócios Internacionais, Andrey Brito e também da Secretaria de Negócios Internacionais, a assessora, Anice Azzam.
O encontro foi marcado para debater assuntos acerca da Legislação e o fortalecimento das relações internacionais com o Brasil. Foram abordados tópicos relacionados a Fortalecer o papel fiscalizador da legislatura por meio das lições aprendidas com relação à Fiscalização, Participação Pública, Legislação e Governança Cooperativa; Aprender com o Brasil melhores práticas sobre como promover o crescimento econômico inclusivo; Estudar como melhorar vários setores da economia, tais como o setor manufatureiro, a fim de enfrentar o desafio do desemprego; Estreitar as relações internacionais com o Brasil compartilhando informações e conhecimento sobre questões econômicas e o desenvolvimento de favelas e Estudar o fortalecimento do papel fiscalizador da Legislatura assegurando a aplicação das lições aprendidas com relação ao desenvolvimento econômico, crescimento, e a criação de emprego sustentável.
Segundo a secretária Executiva,, a Setur-SP está trabalhando fortemente para transformar áreas não desenvolvidas em desenvolvidas e torná-las turísticas. “Nós temos muitos distritos de turismo no estado de São Paulo. E estamos buscando investimentos para criar e melhorar a infraestrutura desses locais, trazendo parques, hotéis, entre outros.” – afirmou Luciane Leite.
Durante a reunião, houve troca de conhecimento e informação entre membros da Comissão Africana e do Governo do Estado. Além dos tópicos citados acima, também abordaram temas como projetos de concessão, diversidade, carnaval, acessibilidade, promoção sobre o turismo nas escolas e as diferenças e semelhanças entre São Paulo e Gauteng.