publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Curta-metragem de professor de Etec é selecionado para duas mostras

Entre 2022 e 2023, docente e alunos trabalharam em um filme que expõe os percalços, sentimentos e aprendizado dos adolescentes durante o isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 ‌

Realizado com a colaboração dos estudantes, o filme foi selecionado para duas mostras e está disponível no Youtube. (Foto: Divulgação)

Em pouco mais de 15 minutos, o curta Educação em Tempos de Pandemia dá a medida do que os estudantes viveram durante o isolamento imposto pela pandemia de Covid.

Lançado em 2022, já está no páreo em duas mostras de cinema: a 3ª Mostra [Em] Curtas, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia, de Minas Gerais, e a 6ª Mostra Internacional de Cinema Livre, que acontece em maio na cidade paulista de Piracicaba.

O filme foi idealizado por João Neves, então professor da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim, onde foram rodadas algumas das cenas.

“A ideia surgiu em 2021 e avançou por 2022, já na época do ensino híbrido. Pensei na possibilidade trabalhar com os alunos o tema das pandemias e seus impactos sociais e econômicos”, conta o professor.

Para ele, era preciso ter em mente o mundo globalizado e a intermediação dos avanços tecnológicos que, no conteeto de um flagelo global, permitiu que não ficássemos assim tão isolados.

Com o esse argumento, João Neves pediu aos estudantes que enviassem relatos pessoais com as ferramentas de que dispunham em casa. Logo ele começou a receber diálogos em áudio, animação, bate-papos online e outras formas narrativas que deixavam claro todo um rol de sofrimentos psíquicos que afligiam os estudantes, da ansiedade à depressão, além de um certo descompasso provocado por equipamentos às vezes defasados.

Dificuldade de manter o foco nos estudos, em se organizar diante dessa nova realidade, a tristeza pelas perdas e pela impossibilidade do convívio e outras mazelas são retratados de forma criativa e, não raro, muito bem-humorada pelos estudantes.

“Queríamos respeitar os critérios do audiovisual para fazer o curta circular também em espaços fora do ambiente acadêmico”, explica João Neves, que teve a colaboração da então aluna Júlia Quédma em todas as etapas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hoje docente da Etec de Hortolândia, o professor leciona, entre outras matérias, Práticas de Empreendedorismo e Audiovisual nos cursos Técnico em Administração Integrado com Ensino Médio, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado com Ensino Médio e Nutrição e Dietética Integrado ao Ensino Médio.

Convidado a conversar com estudantes sobre esse trabalho, ele conta que vem entabulando conversas muito interessantes com diferentes plateias.

Para além da pandemia, segundo João Neves o filme “aprofunda o debate do que é a nova realidade do ensino”. Educação em Tempos de Pandemia é exibido no YouTube peli canal Cineclube Formiga.

Botão Voltar ao topo