Um grupo de 12 empresários de Guaratinguetá, Aparecida, Cruzeiro, Potim e Pindamonhangaba participou da Missão Empresarial Inova Olhar promovida pelo Sebrae-SP na última quinta-feira, dia 13 de abril, em São Paulo.
A ação teve como objetivo realizar visitas técnicas em estabelecimentos e lojas-modelo para aprofundar os conhecimentos e entender como as tendências de design thinking, visual merchandising, entre outras estratégias de comercialização são trabalhadas na capital e como é possível aplicar no dia a dia em seus próprios negócios no interior do Estado.
O roteiro incluiu os seguintes estabelecimentos: Bemglô, Alme, Carlo’s Bakery, Chilli Beans, Galeria Melissa, Natura e Fábrica de Dengo, localizados na região da Oscar Freire e Av. Brigadeiro Faria Lima, pontos de referência do comércio paulistano.
Todos os clientes do Sebrae-SP que participaram da Missão Empresarial Inova Olhar fazem parte de um projeto estruturado de comércio varejista com capacitações e consultorias organizado pelo escritório regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá. A gestora de negócios Marcela Vilela esteve presente acompanhando os empresários e destaca o aprendizado da missão.
“Essa ação serviu para que eles pudessem ter conhecimento do que é praticado em várias grandes empresas que são referência em seus segmentos.
Pudemos aprender muitas boas práticas, fizemos bastante benchmark, tanto na área de atendimento, acolhimento ao cliente, de como se tornar uma marca apaixonante pelos seus consumidores, quanto da questão da sustentabilidade e dos diferenciais de gestão do negócio que qualquer pequena empresa, sem muitos recursos, consegue aplicar no dia a dia”.
Um dos diferenciais identificados pelos empresários nesta missão foi a experiência e fidelização dos clientes. Rogério Rossetti, da Visual Shop, empresa do segmento de confecção e calçados em várias cidades do Vale do Paraíba e Sul de Minas, afirmou que participar das visitas foi uma experiência super válida, uma vez que está entendendo cada vez mais o que o mercado exige sobre fidelização.
“Para que o cliente seja fiel ao que propomos, temos de colocar excelência nas coisas. Precisamos desenvolver uma experiência para que ele se sinta feliz conosco. Essa missão nos mostra como as empresas estão inovando nesse sentido. Eu tenho 33 anos de mercado e chega uma hora que a gente acha que está bom. Mas não tem de ser bom, mas sim excelente. E hoje uma experiência de compra com excelência e encantamento é que fideliza o cliente”.
Michelle Brito, da Tiarizze, empresa de consultoria de negócios para mulheres empreendedoras em Pindamonhangaba, usou a missão para buscar inspirações e inovações para se tornar multiplicadora desse conhecimento.
“Vimos muitos conceitos e ideias incríveis durante a missão e eu quero passar adiante todas as informações e experiências aqui acumuladas para ser uma fonte de conhecimento em meu programa de evolução empresarial. Afinal, quem quer se levantar para ensinar, primeiro precisa se sentar para aprender”.
Além deles, participaram os empresários Fábio, Bruno Castilho e Pedro Silva, da Everest; Bianca Castro, da Potiemes; Karla Oliveira, da Karlota Marikota Kids; Marcília Prezioso, da Madame Estilo; Regina Elisei, do brechó Coisas de Frida; Suzimary Ubriaco, da Robervan Calçados; e Fábio Samuel e Thuany Oliveira, da Bom Tom.