A partir do segundo semestre, o Centro Paula Souza (CPS) passa a oferecer o primeiro curso técnico gratuito em Viticultura e Enologia do Estado de São Paulo.
Com duração de três semestres, as aulas serão ofertadas na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storari, de Jundiaí, conhecida como Etec BeSt.
A formação é uma oportunidade para o candidato se preparar profissionalmente para o mercado, que abrange desde o plantio de uvas até a degustação de vinhos.
O ingresso no curso se dá pelo Vestibulinho que tem inscrições abertas até o dia 8 de maio.
Ao optar pelo curso, os estudantes serão apresentados a todas as etapas do plantio da fruta, manejo das parreiras, desenvolvimento e controle dos processos de cultivo, seleção das variedades da uva, além de aprender sobre colheita e pós-colheita para o processamento e elaboração de produtos vitícolas.
Também faz parte da rotina de estudos aulas em adegas e laboratórios de microvinificação, microbiologia, enoquímica, enologia, cozinha e gastronomia.
Para implantar a habilitação, a Etec BeSt adequou espaços, equipou laboratórios e estruturou a grade curricular com o que há de mais moderno no setor.
“Além de toda adaptação teórica e estrutural, visitamos instituições de ensino do Sul do País, fabricante de vinhos, além de produtores de uva. Buscamos as melhores referências do mercado para oferecer o curso”, explica a coordenadora do currículo, Esmeralda Macedo Serpa.
A diretora da Etec, Fabiana Lourençon, conta que os alunos serão recebidos por uma equipe altamente preparada, por professores atuantes do mercado de vitivinicultura, além de agrônomo, enólogo, químico e outros profissionais.
“Este curso, que estará aberto a alunos de diversas regiões, também vai agregar conhecimento àqueles que já trabalham na área e atenderá uma demanda específica da cadeia produtiva do vinho e do suco de uva.”
O técnico formado em Viticultura e Enologia poderá trabalhar em áreas diversas do setor, como propriedades vinícolas, vitícolas e vitivinícolas, envasadoras e estandardizadoras, processamento industrial ou artesanal de vinhos, laboratórios de controle de qualidade. Existe ainda o campo do turismo enogastronômico e turismo rural, e as empresas de comercialização e operação de máquinas e equipamentos vitivinícolas.
A Etec mantém um parreiral que já está produzindo frutos. “Estamos cercados de pessoas capacitadas. Temos variedades de uvas e uma estrutura completa, pronta para receber os aprovados no Vestibulinho”, reforça a diretora da unidade.
“Junto com o diploma, quem se formar vai ter uma garrafa de vinho de produção própria, feito com o uso de técnicas aprendidas durante o curso”, complementa a professora Esmeralda.
Vestibulinho
As inscrições para o processo seletivo das Etecs devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 8 de maio.
O interessado precisa preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico.
Também é necessário pagar a taxa de R$ 33 em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito. A prova será no dia 4 de junho.
Para concorrer a uma vaga no curso técnico em Viticultura e Enologia, o candidato deve ter 18 anos, ou completar a idade até o dia 31 de julho de 2023.