
Na próxima terça-feira (2), a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), em parceria com a Secretaria de Educação de Campos do Jordão, iniciará no município um projeto educacional onde receberá a visita de alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais para conheceram a história da ferrovia.
Estão previstas 43 visitas neste ano, com um total de mais de 1.100 alunos e seus respectivos professores e auxiliares de 15 escolas municipais. Ocorrerão sempre às terças-feiras no período da manhã e da tarde, nos meses de maio e junho e entre agosto e dezembro.
Ao chegarem à Estrada de Ferro, os estudantes conhecerão o Centro de Memória Ferroviária e seu acervo com objetos, documentos históricos e um trem movido a gasolina da década de 1910. Em seguida, embarcarão em um bonde elétrico da década de 1930, realizando o passeio de ida e volta entre a estação Emílio Ribas, na vila Capivari e o portal da cidade, em um percurso total de 14 km realizado em 50 minutos.
Em sua escola, os estudantes receberão um material para ser trabalhado com os professores, com atividades e curiosidades sobre a Estrada de Ferro e sua importância para o desenvolvimento da região, além de informações sobre meio ambiente, transportes e a história regional.
O projeto, batizado de “Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania”, foi realizado entre 2017 e 2019 em Pindamonhangaba e será promovido pela primeira vez em Campos do Jordão. A ação foi possível através de um convênio entre a EFCJ e a Prefeitura Municipal, assinado em 2022.