O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina sedia, a partir desta sexta-feira (28), às 19 horas, a exposição fotográfica “Vida que segue: aguardamos sua visita!”. A exposição é resultado da caminhada fotográfica pelo cemitério da cidade, ocorrida no fim do ano passado.
As fotos são o resultado de um trabalho imersivo, poético e repleto de olhares diversos, fruto das lentes dos participantes da caminhada fotográfica feita no cemitério municipal de Pindamonhangaba, idealizada pelo fotógrafo e sociólogo R. Oliveira França. A exposição é gratuita e ficará no Museu até 25 de junho.
Segundo o idealizador, o objetivo desta exposição é chamar a atenção para o fato de que os cemitérios centenários, como o de Pinda, são museus a céu aberto.
“As histórias das cidades e dos indivíduos, das sociedades, e mesmo do mundo, ali estão enterradas, arquitetadas, esculpidas e escritas. Não apenas histórias, mas mitos e lendas também! Todo cemitério tem histórias fantásticas de fé, devoção, milagres e também de assombração, não é mesmo? Esta exposição é também um convite: Frequente o cemitério de Pindamonhangaba e valorize o seu patrimônio histórico, social e cultural, material e imaterial”, declarou R. Oliveira França. “Vale muito à pena conhecer mais sobre as personalidades que contribuíram de alguma forma com a história ou imaginário popular da nossa cidade e região.
Quando visitamos e nos interessamos pelo cemitério da cidade, automaticamente contribuímos não só para a manutenção do espaço mas também para a preservação da história e da memória da nossa querida Princesa do Norte”, completou.