publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pedagogia Empreendedora em São José está entre finalistas de prêmio nacional

O projeto foi realizado em 2022 pela professora Cristina Sarmento e crianças da Emei Marilda Montemor. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Com cartas de esperança e momento de integração na escola, o sonho coletivo de levar paz aos ucranianos, das crianças do pré II da Emei Marilda Aparecida Montemor (Jardim Oriente), está entre os finalistas do prêmio Educador Transformador, promovido por Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae. Os projetos vencedores serão divulgados em maio.

Incentivada pela equipe do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), a rede de ensino municipal de São José dos Campos teve 13 projetos inscritos. A premiação reconhece propostas inovadoras que mobilizam os alunos em situações do dia a dia, descobrindo oportunidades, transformando ideias e desenvolvendo respostas para problemas reais.

O projeto, da professora Cristina Helena Sarmento, está entre os 10 finalistas nacionais e entre os dois escolhidos que representam a região sudeste na categoria educação infantil. As atividades fazem parte da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos realizadas em 2022, com conversas em sala de aula, pesquisa e momento de interação com uma comunidade de ucranianos que reside na cidade.

A abordagem sobre a guerra foi feita com todo cuidado e sensibilidade, levando lições aos pequenos, desde a localização geográfica da Ucrânia até a importância de valores universais, como respeito, solidariedade, união, amor e busca pela paz.

As crianças escreveram cartas de esperança para o grupo de ucranianos e também compartilharam um café da manhã brasileiro na escola, cercado de experiências e afeto. O encontro foi celebrado com a canção Sal da Terra, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, apresentada pelos pequenos.

Emoção

“Além de ter sido uma grande experiência, o mais interessante foi que as crianças preferiram abrir mão de um sonho que era ter celular, brinquedo, viagem para Disney para um sonho de ser solidário com nosso próximo”, conta Cristina, emocionada. “Descobriram a importância de sentimentos que valorizam a vida: amor, empatia, solidariedade, amizade e a busca pela paz.”

A professora lembra que, mesmo o projeto tendo sido finalizado no final de 2022, muitas famílias disseram que foi um trabalho que impactou positivamente no comportamento dos filhos. “Com isso, concluo que foi bem positivo. Quando fiz a inscrição para o prêmio, não esperava ir para a final, mas queria mostrar o quão significativo foi esse aprendizado para as crianças. A expectativa é grande, mas creio que todos são merecedores deste reconhecimento na categoria educação infantil e nas demais. A experiência vai ficar marcada na minha carreira.”

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Para a orientadora Poliana Campos Ferracioli, do Cedemp da educação infantil, Cristina conseguiu validar os sonhos das crianças de uma maneira preciosa. “É uma alegria ver o reconhecimento de um trabalho de escuta tão sensível. Um sonho que não transformou somente os pequenos, mas toda a comunidade. Esse prêmio evidencia o empreendedorismo, tão presente no cotidiano da educação infantil, reforçando a potência empreendedora das nossas crianças e mostrando que ela pode tocar histórias, pessoas e trajetórias.”

Sonhos

O projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos estimula as crianças a empreender os sonhos nas escolas infantis da rede de ensino municipal. A educação empreendedora também faz parte do currículo escolar e é coordenada pelo Cedemp.

Com o objetivo de incentivar os estudantes a pensar novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, desde 2017 a Prefeitura mantém programas de empreendedorismo para alunos com idade entre 4 e 15 anos, com o Empreende Startups Educacionais.

Botão Voltar ao topo