publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha” é comemorado no DF

Cerimônia em Brasília comemora o Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha

Evento realizado no Clube Naval de Brasília. (Foto: Divulgação/MB)

No Clube Naval de Brasília, foi realizada no dia 26 de abril a cerimônia alusiva ao “Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Marinha do Brasil”.

Estiveram presentes no evento o Ministro Substituto da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luís Manuel Rebelo Fernandes, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Magnus Osório Galvão, entre outras autoridades do Executivo, Legislativo, membros do Almirantado e da Academia.

A cerimônia foi marcada pela entrega do Prêmio “Soberania pela Ciência” e pelo lançamento da 34ª edição da Revista Pesquisa Naval (RPN), periódico anual que apresenta à comunidade científica uma coletânea de estudos em áreas de interesse da Marinha do Brasil. Nesta edição, o Prêmio foi concedido ao Capitão de Corveta (Engenheiro Naval) Jésus Anício de Oliveira Neto, da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, pelo trabalho intitulado “Método Seguro para Transferência rápida de barras em usinas nucleares”.

Vencedor do Prêmio “Soberania pela Ciência” é recebido pelo Almirante de Esquadra Petronio, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha

O Dia da CT&I na Marinha é comemorado em 22 de abril em celebração ao nascimento do seu Patrono, Almirante Álvaro Alberto, reconhecido cientista brasileiro, um dos responsáveis pela implementação do Programa Nuclear Brasileiro, idealizador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ex-Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Respeitado no meio acadêmico, o Almirante Álvaro Alberto sempre defendeu que “o desenvolvimento científico e tecnológico estava intimamente ligado com a prosperidade do País”.

Botão Voltar ao topo