publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasil sedia próxima Conferência Interamericana Especializada em Ciência, Tecnologia e Inovação

Delegação da Marinha do Brasil acompanhada de representantes das marinhas estrangeiras durante a IX CNIE-CT&I. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 24 e 27 de abril, o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano, acompanhado de oficiais do Estado-Maior da Armada (EMA) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), representou a Marinha do Brasil (MB) na IX Conferência Interamericana Especializada em Ciência, Tecnologia e Inovação (IX CNIE-CT&I).

O evento foi realizado nos EUA, na cidade de Orlando, contando com a participação de representantes de treze países da Junta Interamericana de Defesa (JID) e da Rede Interamericana de Telecomunicações Navais (RITN).

O evento possuiu como tema central a “Integração das Força Navais com Sistemas não tripulados”. As delegações apresentaram e debateram como as tecnologias associadas a esses veículos podem ser empregadas regionalmente para aumentar a consciência situacional. Além disso, viabilizou discussões relevantes no que se refere à interoperabilidade técnica entre os sistemas de monitoramento dos espaços marítimos interamericanos e a cooperação regional no campo das ações de segurança marítima.

Ao final da Conferência, a proposta da delegação brasileira em exercer o papel de anfitriã da próxima CNIE-CT&I, em 2025, foi ratificada pelo plenário. A decisão contribuirá para incrementar o importante papel da MB nas relações institucionais entre os representantes das atividades de CT&I, no âmbito regional do continente americano.

Botão Voltar ao topo