publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Charcutaria de São José recebe selo de inspeção municipal

Estabelecimento é o 8º a receber o certificado em São José dos Campos – (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos entregou, nesta quarta-feira (10), a certificação do selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) à “Di Baldo Charcuterie”, charcutaria no bairro Jardim das Indústrias, região oeste da cidade. O estabelecimento é o 8º a receber o certificado no município.

Inaugurada em dezembro de 2022, a loja produz linguiças, hambúrgueres, massas, molhos, entre outros alimentos artesanais. Atualmente, gera empregos e movimenta a economia local.

Rafael Baldo, proprietário da charcutaria, destaca como o selo agrega valor ao seu produto. “Com certeza este selo vai ajudar muito no nosso crescimento. Não só pela credibilidade que agrega ao produto, mas também por habilitar que a gente comercialize com restaurantes, outras casas de carne, e isso é um ganho enorme para o negócio.”

“É muito importante para nós termos esta certificação, porque passa uma segurança para o consumidor, de que ele pode confiar na procedência do que está comprando. E o atendimento da Prefeitura foi excelente, nos acompanharam durante todo o processo e ficamos muito satisfeitos com o serviço”, completou Baldo.

Rafael, ao lado da esposa Carolina, em posse do certificado. | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sobre o SIM

Amparado por legislação atualizada com as novas diretrizes determinadas pelo governo federal, o certificado municipal ficou mais completo e passou a ser um diferencial para os produtores.

Um dos objetivos do SIM é fortalecer os empreendedores e impulsionar a economia joseense, especialmente a cadeia produtiva da agropecuária. A iniciativa, proposta no Plano de Gestão 2021-2024, visa tornar os produtos locais de origem animal mais atrativos para os consumidores.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O SIM é previsto na legislação federal. Não isenta o produtor da certificação federal, mas desobriga a fiscalização do governo federal, ficando o município responsável por isto.

Podem requerer o SIM produtores rurais juridicamente constituídos que vendem produtos como leite, queijo, mel, carne e peixes. Os interessados podem se informar nas unidades do Ponto Rural no Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão) e em São Francisco Xavier (Rua XV de Novembro, 900). O atendimento também realizado na Sala do Empreendedor, que fica no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro, 4º andar).

As outras sete empresas que já receberam a certificação do SIM são o supermercado “Tauste”, os laticínios “San Michele”, “Caetê” e “Capriny”, o apiário “Montanhas” e os açougues “Del Veneto” e “Casa de Carnes Majestade”. Entre os produtos registrados, estão queijos, leite integral, mel, linguiça, carnes e embutidos.

Botão Voltar ao topo