publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

84 anos da Primeira Igreja Batista em Pindamonhangaba

Durante o “Mês da Família”, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba–SP (PIEB Pinda), organizada no Dia 26 de maio de 1939 e filiada à Convenção Batista Brasileira, completa seu 84º Aniversário de Organização, contando com programações especiais e festividades que tem como tema “84 anos: Comprometidos com a Mensagem da Cruz” e divisa no texto da Bíblia Sagrada em 1 Coríntios 1:18.

As festividades estão previstas para os Dias 27 e 28 de maio de 2023 (Sábado e Domingo), a partir das 19h00, na sede da referida instituição cristã, tendo como preletor da mensagem bíblica o pastor Segundo Almeida (Primeira Igreja Batista em Mogi das Cruzes–SP), além de adoração ao Senhor Deus, entoação de louvores e cânticos espirituais e de diversas programações especiais.

Esta Igreja Batista fica localizada à Travessa Marquês do Herval, nº 96, Centro, na cidade de Pindamonhangaba–SP, tendo sua liderança representada pelo pastor Cléber Francisco (ministro titular) e pelo irmão Darcy de Gusmão Oliveira (presidente administrativo). Mais informações sobre a PIEB Pinda podem ser consultadas pelas redes sociais oficiais da organização – Facebook (fb.com/piebpindaoficial) e Instagram (@piebpindaoficial).

84 anos comprometidos com a Mensagem da Cruz

Desde o final da década de 1930, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIEB Pinda), atual nomenclatura da Igreja Batista em Pindamonhangaba, é um trabalho batista pioneiro na região do Vale do Paraíba e no município de Pindamonhangaba–SP, que prega a Palavra do Senhor Deus e o Evangelho de Jesus Cristo, com base na Bíblia Sagrada.

No ano de 1937, para o início oficial deste trabalho batista, o Senhor Deus usou seu dedicado servo, o irmão Francisco Ferreira da Rocha, que na época era membro da Igreja Batista da Liberdade, no município de São Paulo–SP, Capital. Este senhor alugou uma casa aqui em Pindamonhangaba que ficava na Rua Frederico Machado, nº 6, Centro, cuja sala deste imóvel era cedida para o funcionamento da então Congregação Batista em Pindamonhangaba.

A Congregação Batista em Pindamonhangaba foi organizada no Dia 04 de abril de 1937, mesmo ano em que se iniciaram os trabalhos organizacionais com as mulheres da Igreja. Até o ano de 1939, esta comunidade foi administrada pela Igreja Batista da Liberdade (São Paulo–SP), que enviava pregadores e o seu pastor titular Erodice Fontes de Queiroz, o qual vinha 1 (uma) vez por mês a Pindamonhangaba–SP.

Em 28 de novembro de 1937, a então Congregação Batista em Pindamonhangaba se mudou para a propriedade doada pelo pastor Antônio Ernesto da Silva, situada à Travessa Marquês do Herval, nº 96, Centro.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Já no ano de 1938, a Congregação Batista realizou seus primeiros batismos por imersão nas águas do Ribeirão Água Preta, em Pindamonhangaba–SP. No Dia 26 de maio de 1939, durante um culto de louvor e adoração ao Senhor Deus, foi organizada oficialmente a Igreja Batista em Pindamonhangaba, tendo como seu primeiro pastor o Coronel Antônio Ernesto da Silva. Desde então, a Igreja local já organizada, torna-se independente da Igreja Batista da Liberdade.

São considerados membros-fundadores e organizadores da Igreja Batista em Pindamonhangaba: Benedito Cuba, Geralda Cuba, Carlos Juliano, Maria José Carmela de Vitta Juliano, Waldomiro Cundari, Maria Leontina Juliano Cundari, Severino Francisco, Antônia Francisco, João Bondioli Sobrinho, Eusébia Francisco Bondioli, Carlos Prellvitz, Martha Prellvitz, Benedito Cundari, Glória Cundari, Francisca Moreira, Durvalina Homem de Mello, Violeta Homem de Mello – Todos em memória.

No ano de 1946, durante o interinato do Pr. Paschoal de Muzzio e sob a administração da irmã Durvalina Homem de Mello, a Igreja Batista local construiu e inaugurou seu primeiro templo, o qual foi projetado conforme as linhas arquitetônicas características de uma Igreja Batista da década de 1940. Com o decorrer dos anos, ocorreram ampliações no templo e no terreno da instituição, incluindo também a compra de propriedades vizinhas. O templo antigo desta Igreja Batista foi demolido na década de 1990, cedendo espaço para o novo templo atual, localizado até os dias atuais no mesmo endereço.

O primeiro Estatuto da Igreja Batista em Pindamonhangaba foi registrado no ano de 1953, na época do Pr. Onésimo Pereira do Nascimento. Neste período, cabe destacar também que o ministério do pastor supracitado se destacou pelas suas participações em evangelismos nos programas de rádio locais.

A partir do ano de 1974, durante o ministério do pastor Silas Rivelle, a referida Igreja Batista também foi pioneira na realização de retiros espirituais cristãos na região do Vale do Paraíba; além de passar por uma forte expansão de sua estrutura e dos seus ministérios, principalmente através de diversas ações evangelísticas a nível regional.

Ao decorrer da sua história, a Igreja Batista em Pindamonhangaba já organizou outras Igrejas Batistas no município, como: Igreja Evangélica Batista Ebenézer (Jardim Rezende); Primeira Igreja Batista em Moreira César; Igreja Evangélica Batista no Crispim; Igreja Evangélica Batista em Cidade Jardim; e na região do Vale do Paraíba, também organizou a Primeira Igreja Batista em Guaratinguetá–SP. Somente no município de Pindamonhangaba–SP, existem cerca de 8 (oito) Igrejas Batistas organizadas e filiadas à Convenção Batista Brasileira (CBB).

Em diferentes épocas, a Igreja Batista em Pindamonhangaba também sediou a organização de 3 (três) associações batistas paulistas filiadas à Convenção Batista Brasileira (CBB). Dentre estas, citam-se: a Associação das Igrejas Batistas Central do Brasil (atual Associação das Igrejas Batistas do Extremo Leste da Capital – AIBELEC), organizada no ano de 1944; a Associação das Igrejas Batistas do Vale do Paraíba – AIBAVAP (atual Associação das Igrejas Batistas do Cone Leste Paulista – AIBACOLESP), organizada no ano de 1969; e a Associação das Igrejas Batistas do Médio Vale do Paraíba e Vale Histórico – AIBAMEVALHIS, organizada no ano de 2009 e juntada com a AIBACOLESP no ano de 2021.

Em maio de 2014, com a reforma do Estatuto Social, oficializou-se em Cartório a alteração do nome de Igreja Batista em Pindamonhangaba para Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba, que já era usada informalmente há alguns anos.

Vários pastores passaram pela Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba, contando os titulares e interinos, mais ou menos 22 (vinte e dois) ministérios pastorais prestaram seus trabalhos a esta Obra de Deus. São eles, na ordem a seguir: 1º – Pastor Antônio Ernesto da Silva (1939 a 1942); 2º – Pr. Gladstone Francisco da Paixão (1942 a 1944); 3º – Pr. Paschoal de Muzzio (Interino – 1944 a 1947); 4º – Pr. Osmar Jacobs (1949 a 1950); 5º – Pr. Demétrio Coev (1950 a 1951); 6º – Pr. Beny Pitronschi (1952); 7º – Pr. Onésimo Pereira do Nascimento (1953 a 1954); 8º ­– Pr. Gorgonio Barbosa Alves (Interino – 1954); 9º – Pr. Coriolano Costa Duclerc (Interino – 1954); 10º – Pr. Gladstone Francisco da Paixão (2ª Vez – 1954 a 1957); 11º – Pr. José Rivelle (1958 a 1960); 12º – Pr. Silas Rivelle (Interino – 1960); 13º – Pr. Natanael de Barros Almeida (1961 a 1963); 14º – Pr. Justiniano Dias Portugal (Interino – 1963); 15º – Pr. José Rivelle (2ª Vez – 1964 a 1966); 16º – Pr. Gilson Schuler Amorim (1966 a 1969); 17º – Pr. Francisco Rodrigues Sobrinho (1970 a 1973); 18º – Pr. Silas Rivelle (2ª Vez, mas como Titular – 1974 a 1980); 19º – Pr. Abner Ferreira Cerqueira (1980 a 2013); 20º – Pr. Ésio Moreira da Silva (2015 a 2018); 21º – Pr. João Marcos Ali de Carvalho (Interino e Titular – 2018 a 2020); 22º – Pr. Cléber Francisco (De 2021 até o presente momento). O Pastor Abner Ferreira Cerqueira ficou mais tempo a frente do ministério pastoral, permanecendo no cargo por 33 (trinta e três) anos. Desde janeiro de 2021, o pastor Cléber Francisco é o ministro titular desta Igreja Batista.

Nos dias de hoje, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIEB Pinda), atual nomenclatura da Igreja Batista em Pindamonhangaba, ainda está localizada no endereço Travessa Marquês do Herval, nº 96, Centro. Dispõe de templo totalmente reformado, salas de aula, dependências e espaço amplo, de forma que estas instalações são utilizadas para a realização de cultos, reuniões e eventos cristãos. Há cerca de 200 (duzentos) membros registrados no rol somente nesta Igreja Batista.

Com a Pandemia do Coronavírus (Covid-19), a PIEB Pinda passou por algumas suspensões das atividades presenciais e de alguns projetos e ações sociais. Neste período de adversidades na saúde pública, esta Igreja Batista trouxe investimentos na criação e na expansão dos canais de comunicação nas mídias digitais, promovendo celebrações, reuniões ministeriais, estudos bíblicos e eventos especiais de forma online e híbrida.

O funcionamento normal da PIEB Pinda consiste em cultos de adoração ao Senhor Deus, orações, eventos cristãos, ações missionárias, encontros organizados por ministérios e estudos dinâmicos das Sagradas Escrituras. A Escola Bíblica Dominical (EBD) é o ministério da Igreja Batista responsável pela Educação Cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus, sendo realizada assiduamente nas manhãs de domingo e reunindo os irmãos da Igreja para estudar a Bíblia Sagrada, com as diferentes faixas etárias e os materiais didáticos apropriados.

Com início em março de 2017 até os dias de hoje, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba está novamente filiada à Associação das Igrejas Batistas do Cone Leste Paulista – AIBACOLESP, contribuindo para os trabalhos desta instituição denominacional junto às demais Igrejas Batistas em toda a região.

Também, desde o ano de 2017, esta Igreja Batista tem procurado desenvolver ações de inclusão através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), objetivando capacitar pessoas para o melhor acolhimento dos surdos e alcance dos mesmos pela divulgação da Palavra de Deus.

De modo geral, a denominação Batista reconhece Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, tendo a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática na vida cristã, bem como o batismo por imersão nas águas como compromisso de fé e forma de inserção de membros na Igreja. Com base em princípios denominacionais estabelecidos pela Convenção Batista Brasileira (CBB), a Igreja Batista é administrada de forma democrática, tendo autonomia através de estatuto próprio, sendo que, que as ofertas e os dízimos são empregados na manutenção da própria Igreja local, como também em evangelismos e missões, podendo até cooperar com outras Igrejas Batistas do município, da região, do estado, do país e/ou do mundo.

O desejo desta Igreja Batista é que a divulgação da Palavra do Senhor Deus e do Evangelho do Salvador Jesus Cristo aumente cada vez mais através do compromisso dos irmãos em Cristo e do trabalho batista em Pindamonhangaba–SP e região.

Botão Voltar ao topo