Os lojistas da região esperam movimento intenso nesses próximos dias que antecedem o Dia das Mães, que será comemorado no domingo, dia 14.
Segundo um levantamento realizado pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), as vendas do varejo na RM Vale devem crescer 6% em maio, com relação ao mesmo período do ano passado.
Para atender os consumidores, que deixam para comprar os presentes de última hora, as lojas podem ampliar o horário de funcionamento na sexta e também no sábado, das 7h até às 23h.
As projeções otimistas estão baseadas, principalmente, no desempenho recente do varejo da RM Vale, que tem sido um dos melhores entre as 16 regiões do estado.
“Tivemos quedas na taxa de desemprego e mais trabalhadores com carteira assinada nos últimos meses. Isso eleva o número de pessoas em condições de consumir.
Além disso, o percentual de famílias com contas em atraso recuou e a inflação segue em processo de desaceleração, trazendo um alívio para o orçamento doméstico e possibilitando fazer novas compras”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da Fecomercio-SP, Dan Guinsburg.
Segunda data mais importante do ano para o varejo, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães é sempre muito aguardado pelos comerciantes e movimenta quase todos os setores, principalmente as atividades de vestuário, tecidos e calçados; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de móveis e decoração; perfumarias e supermercados.
“Os presentes são diversificados mas, normalmente, o movimento maior são nas lojas de vestuário, tecidos e calçados, departamentos e decoração, além de perfumarias e supermercados. Os restaurantes também costumam registrar movimento intenso nesses dias”, comenta Dan.