O jato E190-E2, da Embraer, realizou hoje um voo de demonstração na Coreia do Sul partindo do Aeroporto de Gimpo, em Seul, com destino a Pohang, após sobrevoo da Ilha de Ulleungdo.
Com mais de 80 passageiros a bordo, incluindo combustível suficiente para o voo de retorno a Seul, o E190-E2 realizou um pouso simulado em uma pista curta no Aeroporto de Pohang, com 1.066 metros. A pista tem extensão semelhante à do novo Aeroporto da Ilha de Ulleungdo, cuja conclusão está prevista para 2025.
O excelente desempenho em pistas curtas posiciona o E190-E2 como a única aeronave de corredor único capaz de acessar a pista local de 1.200 metros sob diversas condições meteorológicas.
Além do voo de demonstração, a Embraer assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o governo da Província de Gyeongsangbuk-do, com o objetivo de promover a colaboração em questões importantes relacionadas à aviação na maior província da Coreia do Sul. O acordo foi assinado entre o governador local, Sr. Lee Cheol Woo, e o diretor de vendas da Embraer Aviação Comercial, Martyn Holmes.
O governo federal sul-coreano e o ministério de Terras, Infraestrutura e Transportes (MOLIT) daquele país almejam fortalecer a conectividade aérea doméstica e o jato comercial Embraer E190-E2 tem total capacidade para apoiar neste objetivo, com alcance para operar rotas de até sete horas de voo, aliada ao comprovado desempenho em pistas curtas.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios nas áreas de Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda.
Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.